UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Didática e Educação Escolar da Juventude
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15782
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

IDENTIFICAçãO DA JUVENTUDE: LEGISLAçãO NACIONAL E INTERNACIONAL; DEBATES TEóRICOS. RELAçãO DOCENTE-ESTUDANTE: ETARISMO; AUTORIDADE NAS RELAçõES ESCOLARES. CULTURAS JUVENIS: ARTICULAçõES COM A EDUCAçãO ESCOLAR. MOVIMENTOS ESTUDANTIS: IMPLICAçõES PARA A EDUCAçãO ESCOLAR DA JUVENTUDE.

OBJETIVO(S):

1) IDENTIFICAR E DEBATER SOBRE ASPECTOS DE ORDEM DIDáTICA DA EDUCAçãO ESCOLAR DA ADOLESCêNCIA/JUVENTUDE.



2) PROBLEMATIZAR IDENTIFICAçõES SOCIAIS DA ADOLESCêNCIA/JUVENTUDE, COM êNFASE EM SUAS IMPLICAçõES PARA A EDUCAçãO ESCOLAR.



3) IDENTIFICAR E DEBATER SOBRE ASPECTOS DE ORDEM DIDáTICA DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08198 Top Esp I- Criação do Currículo no Cotidiano da Escola
 
BIBLIOGRAFIA:

ABRAMO, H. W. et BRANCO, P. P. M. (orgs). Retratos da juventude brasileira. Análises de uma pesquisa nacional. Porto Alegre: Instituto Cidadania; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

CARRANO, P. Os jovens e a cidade. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.

DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, set.-dez. 2003, p. 40-52. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a04.pdf. Acesso em: 15 jun. 2018.

FREITAS, Mª V. de (org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005.

GROPPO, L. A.; ZAIDAN FILHO, M.; MACHADO, O. L. (orgs). Juventude e movimento estudantil: ontem e hoje. Recife: Ed. UFPE, 2008.

SPOSITO, Marilia; SOUZA, Raquel; SILVA, Fernanda Arantes e. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educação e Pesquisa, v. 44, e170308, 2018. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-S1678-4634201712170308.pdf

Acesso em: 15 jun. 2018.