UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias, Educação a Distância e Formação de Tutores
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15780
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

HISTóRIA DA EAD - LINHA DO TEMPO. MEMORIAL DA EDUCAçãO A DISTâNCIA NO BRASIL E NO MUNDO. A LDB E A EDUCAçãO A DISTâNCIA. PLANEJAMENTO E GERêNCIA DE PROJETOS EM EDUCAçãO A DISTâNCIA. EAD, EDUCAçãO ONLINE E FORMAçãO EM REDES. TUTORES OU PROFESSORES ONLINE? CONTEUDISTAS, DESIGNERS INSTRUCIONAIS E OUTROS FORMADORES DA EAD. PRODUçãO DE MATERIAL DIDáTICO NA/PARA/COM A EAD. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. AUTO FORMAçãO ONLINE. OS DESAFIOS EM EDUCAçãO A DISTâNCIA: A EVASãO NOS CURSOS, A CAPACITAçãO DE TUTORES E OS PROBLEMAS DE AVALIAçãO. SOFTWARES EDUCATIVOS. APRENDIZAGEM MóVEL. FUNDAMENTOS DA EDUCAçãO ONLINE COMO UM FENôMENO DA CIBERCULTURA: INTERATIVIDADE, HIPERTEXTO, SIMULAçãO, CONVERGêNCIA E MOBILIDADE.

OBJETIVO(S):

- ABORDAR A HISTóRIA DA EAD NO BRASIL;

- IDENTIFICAR A TRAJETóRIA DA EDUCAçãO à DISTâNCIA NO MUNDO OCIDENTAL, COM êNFASE PARA A SUA

PROBLEMáTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO E PRINCIPALMENTE NA CAPACITAçãO DE PROFESSORES;

- REFLETIR SOBRE A EAD ENQUANTO MODALIDADE EDUCACIONAL, FORMAL E NãO FORMAL, A DISTâNCIA E ONLINE;

- DISCUTIR A FORMAçãO DOS PROFISSIONAIS DA EAD;

- IDENTIFICAR O PAPEL DA EQUIPE DE ESPECIALISTAS NO PLANEJAMENTO, NA IMPLEMENTAçãO E NA AVALIAçãO DE PROJETOS DE EDUCAçãO à DISTâNCIA;

- ESTUDAR AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM;

- IDENTIFICAR, UTILIZAR E AVALIAR MATERIAL DIDáTICO NA EDUCAçãO à DISTâNCIA;

- ARQUITETAR E PLANEJAR CONTEúDOS E SITUAçõES DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES ONLINE.

- CONHECER SOFTWARES E APLICATIVOS EM CONTEXTOS DE FORMAçãO;

- PROBLEMATIZAR O DESIGN INSTRUCIONAL E A PRODUçãO DE MATERIAIS DIDáTICAS NA EAD



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08202 Top Esp II - Educação a Distância
 
BIBLIOGRAFIA:

FILATRO, ANDREA; CAIRO, SABRINA. PRODUçãO DE CONTEúDOS EDUCACIONAIS: DESIGN INSTRUCIONAL, TECNOLOGIA, GESTãO, EDUCAçãO, COMUNICAçãO. SãO PAULO: SARAIVA, 2015.



HUIZINGA, JOHAN. HOMO LUDENS. SãO PAULO: PERSPECTIVA, 2007.



LANDIM, CLáUDIA. EDUCAçãO A DISTâNCIA: ALGUMAS CONSIDERAçõES. RIO DE JANEIRO, ABR. 1997



LéVY, P. O QUE é VIRTUAL? RIO DE JANEIRO: EDITORA 34, 1996.



LéVY, P. AS TECNOLOGIAS DA INTELIGêNCIA: O FUTURO DO PENSAMENTO NA ERA DA INFORMáTICA. SãO PAULO: ED. 34, 1996.________. CIBERCULTURA. SãO PAULO : EDITORA 34, 1999.



LITWIN, EDITH. EDUCAçãO A DISTâNCIA: TEMAS PARA O DEBATE DE UMA NOVA AGENDA EDUCATIVA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001



LUCENA, CARLOS E FUKS, RUGO. A EDUCAçãO NA ERA DA INTERNET. RIO DE JANEIRO, CLUBE DO

FUTURO, 2000



MATTAR, JOãO. GAMES EM EDUCAçãO: COMO OS NATIVOS DIGITAIS APRENDEM. SãO PAULO: PEARSON PRENTICE HALL, 2010.



MORAN, J. M.,MASETTO, M. E BEHRENS, M. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAçãO PEDAGóGICA. CAMPINAS, S.P.:PAPIRUS, 2000.



NISKIER, AMALDO. EDUCAçãO A DISTâNCIA. SãO PAULO, EDIçõES LOYOLA, 1999.



OKADA, A.I. E SANTOS, E. A COMUNICAçãO EDUCATIVA NO CIBERESPAçO UTILIZANDO INTERFACES GRATUITAS. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.PROJETO.ORG.BR/ALEXANDRA/PDF/12_INTERCOM2003_OKADAetSANTOS.PDF ACESSADO EM 30 DE AGOSTO 2006.



OLIVEIRA, R. INFORMáTICA EDUCATIVA: DOS PLANOS E DISCURSOS à SALA DE AULA. CAMPINAS: PAPIROS, 1997.



PETERS, OTTO. DIDáTICA DO ENSINO A DISTâNCIA. SãO LEOPOLDO, UNISINOS, 2001.



PRIMO, ALEX. INTERAçãO MEDIADA POR COMPUTADOR: COMUNICAçãO, CIBERCULTURA, COGNIçãO. PORTO ALEGRE: SULINA, 2011.



RITTO, ANTONIO CARLOS DE AZEVEDO. A CAMINHO DA ESCOLA VIRTUAL: UM ENSAIO CARIOCA. EDIçõES

CONSULTOR: FACULDADE CARIOCA, RIO DE JANEIRO, 1995.



SANDHOLTZ, J; RLNGSTAFF, C. E DWVER, D. ENSINANDO COM TECNOLOGIA - CRIANDO SALAS DE AULA

CENTRADAS NOS ALUNOS. PORTO ALEGRE: ED. ARTES MéDICAS, 1997.



SANTOS, E. O. O CURRíCULO E O DIGITAL: EDUCAçãO PRESENCIAL E A DISTâNCIA. DISSERTAçãO DE MESTRADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2002. ORIENTADOR PROF. DR. NELSON DE LUCA PRETTO.



____________. ARTICULAçãO DE SABERES NA EAD ONLINE: POR UMA REDE INTERDISCIPLINAR E INTERATIVA DE CONHECIMENTOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. IN: SILVA, M. (ORG) EDUCAçãO ONLINE: CIBERCULTURA E PESQUISA-FORMAçãO NA PRáTICA DOCENTE. TESE DE DOUTORADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2005. ORIENTADOR PROF. DR. ROBERTO SIDNEY MACEDO.



SANTOS, A. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A INCLUSãO EDUCACIONAL SUPERIOR VIA EAD. IN: SANTOS, ANDRéIA INAMORATO (ORG). PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS EM ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE: DEBATES, TENDêNCIAS E EXPERIêNCIAS. SãO PAULO: LIBRA TRêS, 2006. (PGS 35-51).



SANTOS, E. EDUCAçãO ON-LINE COMO CAMPO DE PESQUISA-FORMAçãO: POTENCIALIDADES DAS INTERFACES DIGITAIS. IN: SANTOS, EDMéA. ALVES, LYNN (ORGS). PRáTICAS PEDAGóGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. RIO DE JANEIRO: E-PAPERS, 2006. (PGS 123-141).



SANTOS, E. SILVA. M. (ORGS) AVALIAçãO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAçãO ONLINE. SãO PAULO:LOYOLA, 2006.



SEILER, ACHIM ET AL. TECNOCIêNCIA E MODERNIDADE. S. PAULO: ESTAçãO LIBERDADE, 1998.



SENNETT, R. O ARTíFICE.3. ED. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2009.



SILVA, MARCO. SALA DE AULA INTERATIVA. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2000.



____________. (ORG). EDUCAçãO ONLINE. SãO PAULO: LOYOLA, 2003.



SILVA, MARCO. EDUCAçãO NA CIBERCULTURAL: O DESAFIO COMUNICACIONAL DO PROFESSOR PRESENCIAL E ONLINE. IN: REVISTA DA FAEEBA: EDUCAçãO E CONTEMPORANEIDADE. SALVADOR, V. 12, N 20, P. 261-271, JUL./DEZ/2003.



SOBRAL, ADAIL. INTERNET NA ESCOLA: O QUE é? COMO SE FAZ? SãO PAULO: LOYOLA, 1999.



STILBORNE, LINDA ET ALLI. GUIA DO PROFESSOR PARA A INTERNET. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2001.