UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMAN
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica III - Aspectos Psicológicos da Formação Human
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU08-15759
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Relação entre as práticas observadas e os aspectos teóricos/metodológicas observados, exercícios de escrita autônoma e crítica

OBJETIVO(S):

Permitir a orientação acadêmica do aluno;

Servir de momento de encontro e confronto dos vários componentes curriculares, buscando a sua articulação;

Orientar teórico/epistemológico/metodologicamente o aluno no que se refere às múltiplas atividades de pesquisa e prática possíveis quanto ao cotidiano dos diversos espaço/tempos de exercício profissional de formação do curso;

Oferecer ao aluno conhecimentos atuais sobre a Psicologia, que possam servir de base para a atividade prática do professor.





PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15744 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos Aplicados ao Ensino  ou
EDU02-15745 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Didática, Igualdade e Diferença  ou
EDU05-15746 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Escola Pública, Desigualdade e Diferença  ou
EDU06-15747 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Atendimento Educacional Especializado  ou
EDU07-15748 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos da Infância  ou
EDU08-15749 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Filosóficos da Formação Humana  ou
EDU08-15750 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Psicológicos da Formação Humana  ou
EDU08-15751 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Poética e Educação  ou
EDU09-15752 Prática e Pesquisa Pedagógica II Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão d
 
BIBLIOGRAFIA:

ASSUMPçãO, Maria Elena O.Ortiz e BOCCHINI, Maria Otilia. Para escrever bem. 2ª ed. ver. E ampl. Barueri/São Paulo: Manole, 2006.

BOGDAN, R. et BIKLEN, S. (1991) Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Ed. Porto (Portugal).

MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (orgs.) Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social - teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1998

MOURA, Maria Lucia Seidl de e FERREIRA, Maria Cristina. Projetos de pesquisa: elaboração, redação e apresentação. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2005.