UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica III - Inclusão de Pessoas da EJA c/ Nec Esp Apr
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-15756
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Desafios políticos e pedagógicos vivenciados na EJA para a garantia do direito à educação de jovens, adultos e idosos com necessidades educacionais especiais. EJA no contexto da política de educação inclusiva, atendimento educacional especializado e suportes da educação especial para o processo de ensino-aprendizagem - mediações nos sistemas escolares. Desafios/dificuldades dos profissionais escolares em atender jovens, adultos e idosos com necessidades educacionais especiais. Direito à educação e à inclusão em processos de aprendizagem escolares para jovens, adultos e idosos.

OBJETIVO(S):

Conhecer a visão atual da educação especial e inclusiva, promovendo análises críticas sobre a problemática das práticas educativas com sujeitos jovens, adultos e idosos com necessidades educacionais especiais.

Problematizar o termo necessidades educacionais especiais de jovens, adultos e idosos, identificando alguns conceitos e características que se manifestam no cotidiano escolar da EJA.

Conhecer o atendimento educacional especializado ofertado para pessoas com necessidades educacionais especiais na EJA.

Compreender o direito à educação de sujeitos da EJA no contexto da política de educação inclusiva.

Analisar desafios para a implementação da política de educação inclusiva no cotidiano escolar da EJA.



PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15744 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos Aplicados ao Ensino  ou
EDU02-15745 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Didática, Igualdade e Diferença  ou
EDU05-15746 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Escola Pública, Desigualdade e Diferença  ou
EDU06-15747 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Atendimento Educacional Especializado  ou
EDU07-15748 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos da Infância  ou
EDU08-15749 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Filosóficos da Formação Humana  ou
EDU08-15750 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Psicológicos da Formação Humana  ou
EDU08-15751 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Poética e Educação  ou
EDU09-15752 Prática e Pesquisa Pedagógica II Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão d
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08711 Pesq e Prat Pedag III - Est Educ Inclusiva e Continuada
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP, 2008.

BRASIL. Lei Brasileira da Inclusão. Brasília, 2015.

LEITE, Graciliana Garcia, CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. Percurso escolar de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos, nível ensino médio. p. 17-32. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 24, n. 1. Marília, São Paulo, 2018.

LOPES, Silmara Aparecida. Considerações sobre a terminologia Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. p. 737-750. Revista Educação Especial. v. 27, n. 50, set./dez. 2014.

GLAT, Rosana, PLETSCH, Márcia Denise (orgs.). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.

SOARES, Andrea. Alunos PNEEs na EJA: sujeitos de direitos e complexidade. In: COSTA, Renato Pontes; VIANNA, V. M. Entrelaçando olhares por uma educação planetária. 1. ed. Rio de Janeiro: Caetés, 2014.

OLIVEIRA, Edna Castro de. Os sentidos da inclusão na diversidade: algumas aproximações. Vitória, UFES, s. d. (mimeo).

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994. Unesco, 1998.