UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica III - Didática, Igualdade e Diferença
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU02-15753
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Múltiplas faces da diferença: diferenças étnicas, raciais, de gênero, de orientação sexual, de capacidade física e cognitiva, entre outras.

A diferença na Didática escolar: quando a escola transforma a diferença em desigualdade.

A Didática e a fabricação da Docência: sentidos da responsabilidade na educação

A pesquisa acadêmica: relatórios de pesquisa, artigos e trabalhos monográficos.

- Relatórios de pesquisa: características gerais;

- Artigos científicos: características gerais;

- TCC, dissertação de mestrado, tese de doutorado: características gerais; elementos constitutivos.



OBJETIVO(S):

Pesquisar e problematizar, no âmbito da Didática contemporânea, sobre questões da igualdade e da diferença em práticas pedagógicas.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15744 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos Aplicados ao Ensino  ou
EDU02-15745 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Didática, Igualdade e Diferença  ou
EDU05-15746 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Escola Pública, Desigualdade e Diferença  ou
EDU06-15747 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Atendimento Educacional Especializado  ou
EDU07-15748 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos da Infância  ou
EDU08-15749 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Filosóficos da Formação Humana  ou
EDU08-15750 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Psicológicos da Formação Humana  ou
EDU08-15751 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Poética e Educação  ou
EDU09-15752 Prática e Pesquisa Pedagógica II Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão d
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, N.; LIBâNEO, J.C. (orgs). Temas de Pedagogia. Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

AMARAL JR, A.; BURITY, J. (orgs). Inclusão social, identidade e diferença: perspectivas pós-estruturalistas de análise social. São Paulo: Annablume, 2006.

BIESTA, G. Para além da aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CANDAU, V. Mª. (org.). Didática crítica intercultural. Aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.

CANDAU, V. Mª. (org.). Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

HALL, S. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

LOURO, G.L. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2014.

MOREIRA, A.F.; CANDAU, V. Mª (orgs). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis: Vozes, 2014.

WELLER, W. Metodologia da pesquisa qualitativa em Educação. Teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.