UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica II - Escola Pública, Desigualdade e Diferença
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU05-15746
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Escola pública e construção de cidadania;

OBJETIVO(S):

- Refletir sobre os entraves e desafios observados para a afirmação do direito à educação na sociedade brasileira, tendo como horizonte a construção da cidadania em bases democráticas no país;

- Criar caminhos de articulação com escolas públicas e promover discussões sobre o tema;

- Estudar a produção científica sobre escolas eficazes.

- Estimular a produção de material didático sobre o tema.



PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15735 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Didática, Igualdade e Diferença  ou
EDU02-15736 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos Aplicados ao Ensino  ou
EDU05-15737 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Escola Pública, Desigualdade e Diferença  ou
EDU06-15738 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Educação de Jovens e Adultos  ou
EDU07-15739 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos da Infância  ou
EDU08-15740 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Aspectos Filosóficos da Formação Humana  ou
EDU08-15741 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Poética e Educação  ou
EDU08-15742 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Aspectos Psicológicos da Formação Humana  ou
EDU09-15743 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08694 Pesquisa e Prat Pedagógica II - Ciências Sociais e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Marcelo (org.) A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. Rio de Janeiro: Quartett/FAPERJ, 2009.

BRASIL. PLURALIDADE CULTURAL (p. 19-27). In: Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais - Pluralidade Cultural. Vol. 10, Brasília: Mec, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf , acesso em: 16/03/2014.

BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (orgs). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. UFMG, 2008.

CRAHAY, Marcel. Poderá a escola ser justa e eficaz? Da igualdade das oportunidades à igualdade dos conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

CURY, Carlos R. J. A qualidade da educação brasileira como direito. Educação et Sociedade. Campinas, v. 35, p. 1053-1066, 2014.

________ . Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições. 1a. ed. Belo Horizonte: Mazza edições, 2014.

DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2000.

FARIA FILHO, Luciano M. Educação Pública: a invenção do presente. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

FREITAS, Marcos Cezar de. O aluno-incluído na educação básica: avaliação e permanência. São Paulo: Cortez, 2013.

________ . O aluno-problema: forma social, ética e inclusão. São Paulo: Cortez, 2011.

GOMES, Nilma L; SILVA, Petronilha B. G. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011. - (Coleção Cultura Negra e Identidades).

LIMA, Jorge ávila de. Em busca da Boa Escola. Lisboa: Fundação Manuel Leão, 2008.

LOMBARDI, José Claudinei; JACOMELI, Mara Regina M. ; SILVA, Tânia Mara T. da Silva (orgs). O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR, UNISAL, 2005.

MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

RANGEL, Mary (org. ). Diversidade, diferença e multiculturalismo: valores essenciais da pluralidade social. Niterói: Intertexto, 2011.

SANTOS, Hercules P. ; PACHECO, Raquel M. Brasil: que educação, para qual país?. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015.

VEIGA, Cynthia G. Discriminação social e desigualdade escolar na história da educação brasileira (1822-2016): alguns apontamentos. História da Educação. Porto Alegre, v. 21, p. 158-181, 2017.

VIANA, Fabiana et al. (orgs). A qualidade da escola pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.