UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica II - Didática, Igualdade e Diferença
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU02-15745
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Abordagens das questões da diferença: diferença X diversidade; identidade X identificação; perspectivas multiculturais e interculturais.

A diferença nas tendências didático-pedagógicas presentes na escola brasileira da atualidade (perspectivas tradicionais, alunocentristas, neotecnicistas, críticas e pós-críticas, entre outras sínteses possíveis).

O projeto de pesquisa acadêmica:

- elementos constitutivos do projeto de pesquisa: possibilidades e críticas

- metodologia de pesquisa: possibilidades e críticas



OBJETIVO(S):

Pesquisar e problematizar, no âmbito da Didática contemporânea, sobre questões da igualdade e da diferença em práticas pedagógicas.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15735 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Didática, Igualdade e Diferença  ou
EDU02-15736 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos Aplicados ao Ensino  ou
EDU05-15737 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Escola Pública, Desigualdade e Diferença  ou
EDU06-15738 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Educação de Jovens e Adultos  ou
EDU07-15739 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos da Infância  ou
EDU08-15740 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Aspectos Filosóficos da Formação Humana  ou
EDU08-15741 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Poética e Educação  ou
EDU08-15742 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Aspectos Psicológicos da Formação Humana  ou
EDU09-15743 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, N.; LIBâNEO, J. C. (orgs). Temas de Pedagogia. Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

BURBULES, N. Uma gramática da diferença: algumas formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, A.F. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2012. p. 175-206.

CANDAU, V. Mª. (org.). Didática crítica intercultural. Aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPetA, 2005.

WELLER, W. Metodologia da pesquisa qualitativa em Educação. Teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.