UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica I - Escola Pública, Desigualdade e Diferença
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU05-15737
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Escola pública na sociedade brasileira; desigualdade e diferença.

OBJETIVO(S):

Analisar o processo de afirmação da educação pública na sociedade brasileira, em suas marcas de exclusão, hierarquização social e considerando movimentos voltados para sua democratização;

Examinar a questão da desigualdade social e da diferença no cenário da educação pública brasileira;

Discutir o que seria uma escola justa.

Criar caminhos de articulação com escolas públicas e promover discussões sobre o tema;

Estimular a produção de material didático sobre o tema.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08693 Pesquisa e Prat Pedagógica I - Ciências Sociais e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Marcelo (org.) A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. Rio de Janeiro: Quartett/FAPERJ, 2009.

BRASIL. PLURALIDADE CULTURAL (p. 19-27). In: Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais - Pluralidade Cultural. Vol. 10, Brasília: Mec, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf , acesso em: 16/03/2014.

CRAHAY, Marcel. Poderá a escola ser justa e eficaz? Da igualdade das oportunidades à igualdade dos conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

CURY, Carlos R. J. A qualidade da educação brasileira como direito. Educação et Sociedade. Campinas, v. 35, p. 1053-1066, 2014.

________ . Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições. 1a. ed. Belo Horizonte: Mazza edições, 2014.

DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2000.

FARIA FILHO, Luciano M. Educação Pública: a invenção do presente. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

FREITAS, Marcos Cezar de. O aluno-incluído na educação básica: avaliação e permanência. São Paulo: Cortez, 2013.

________ . O aluno-problema: forma social, ética e inclusão. São Paulo: Cortez, 2011.

GOMES, Nilma L; SILVA, Petronilha B. G. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011. - (Coleção Cultura Negra e Identidades).

LOMBARDI, José Claudinei; JACOMELI, Mara Regina M. ; SILVA, Tânia Mara T. da Silva (orgs). O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR, UNISAL, 2005.

MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

RANGEL, Mary (org. ). Diversidade, diferença e multiculturalismo: valores essenciais da pluralidade social. Niterói: Intertexto, 2011.

SANTOS, Hercules P. ; PACHECO, Raquel M. Brasil: que educação, para qual país?. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015.

VEIGA, Cynthia G. Discriminação social e desigualdade escolar na história da educação brasileira (1822-2016): alguns apontamentos. História da Educação. Porto Alegre, v. 21, p. 158-181, 2017.

VIANA, Fabiana et al. (orgs). A qualidade da escola pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.