UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica I - Didática, Igualdade e Diferença
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU02-15735
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

A preocupação com a diferença no campo da Educação, em geral, e na Didática, em particular.

Igualdade, homogeneidade, desigualdade, diferença: sentidos em disputa.

A virada cultural

Globalismos e localismos numa leitura pós-estrutural

A pesquisa acadêmica:

- a pesquisa em Educação no Brasil contemporâneo;

- fundamentação do texto acadêmico: fontes (propósito e busca qualificada); interlocução teórica; citação e paráfrase: regras formais de referência e pertinência de utilização; autoria, plágio;

- questões éticas na pesquisa acadêmica da atualidade;´

- estudo do texto acadêmico: fichamento, resenha, resumo.



OBJETIVO(S):

Pesquisar e problematizar, no âmbito da Didática contemporânea, sobre questões da igualdade e da diferença em práticas pedagógicas.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, N.; LIBâNEO, J. C. (orgs). Temas de Pedagogia. Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

APPADURAI, A. Dimensões culturais da Globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004.

CANDAU, V. Mª. (org.). Didática crítica intercultural. Aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.

DINIZ, D. O que é ética em pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2008.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação et Realidade. 22(2): 15-46, jul/dez, 1997.

PIERUCCI, A. F. Ciladas da diferença. São Paulo: Ed. 34, 1999.

WELLER, W. Metodologia da pesquisa qualitativa em Educação. Teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.