UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Jogos e Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15733
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Função do lúdico na aprendizagem da matemática. A Educação Matemática hoje e o uso dos jogos no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos e a formação de conceitos em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Concepções de professores de matemática sobre o uso de jogos. Avaliação em matemática em atividades envolvendo o uso de jogos. O uso de jogos e o livro didático de matemática.

OBJETIVO(S):

Compreender a função dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática. Identificar características dos jogos.

Elaborar atividades envolvendo jogos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Refletir sobre os objetivos, planejamentos e da avaliação em matemática em atividades envolvendo jogos.




BIBLIOGRAFIA:

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutorado. Campinas, SP. Faculdade de Educação, UNICAMP, 2000.Disponível em: http://www.fap.com.br/fapciencia/004/edicao_2009/002.pdf.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996 (13ª edição).

MARCO, Fabiana Fiorezi. Estudo dos processos de resolução de problema mediante a construção de jogos computacionais de matemática no ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP. Faculdade de Educação, UNICAMP, 2004. Disponível em: https://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc08.pdf

MELO, Sirley Aparecida de; SARDINHA, Maria Onide Ballan. Jogos no ensino aprendizagem de matemática: uma estratégia para aulas mais dinâmicas. Revista F@pciência, Apucarana-PR, v.4, n. 2, 2009, pp. 5-15. Disponível em: http://www.fap.com.br/fapciencia/004/edicao_2009/002.pdf.

SILVA, Maria José Castro. A importância dos jogos para a aprendizagem da matemática. Revista de Educação, V. 8 (n. 8), 2005, pp. 84-92. Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2215/2110.

SPADA, Arlenes Buzatto Delabary; MEZZAROBA, Cristiane Dorst; MARTINELLI, Elídio Luiz; MUNIZ, Cristiano Alberto. O jogo como elemento de aprendizagem matemática. Pôster. In: Anais do IV Encontro Brasiliense de Educação Matemática - IV EBREM, 2008, pp. 307-350. Disponível em: http://www.sbemdf.com/images/ebrem/ivebrem/posterIVebrem.pdf.