UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Questões Psicossociais na Educação Especial
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15727
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Auto-conceito e formação de identidade em pessoas com deficiências. Representação social da deficiência, estigma e marginalização. Inclusão social, educacional e no mundo do trabalho. Relacionamentos afetivos e sexualidade. Dinâmica familiar. Movimento de autogestão e autodefensoria da pessoa com deficiência. Esporte e lazer para pessoas com deficiências.

OBJETIVO(S):

- Analisar e discutir a representação social da deficiência na formação de identidade, e relacionamentos socioafetivos de pessoas com deficiências e outras condições atípicas de desenvolvimento.

- Analisar e discutir as implicações psicossociais da condição de deficiência no âmbito da vida familiar, escolar e profissional desses indivíduos.

- Analisar e discutir movimentos de empoderamento e auto-gestão de pessoas com deficiências



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08254 Top Esp III:Necessidades Especiais:Uma Abordagem Psico-Social
EDU06-08257 Top Esp III:Portadores Necessidades Educ Esp e seu Desen Contexto Sociocultural
 
BIBLIOGRAFIA:

D´ANTINO, Maria Eloisa Famá. A máscara e o rosto da instituição especializada: marcas que o passado abriga e que o presente esconde. São Paulo: Memnon, 1998.

GLAT, Rosana. A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. 3. ed. Rio de Janeiro/RJ: Sete Letras, 2004.

GLAT, Rosana. Somos iguais a vocês: depoimentos de mulheres com deficiência mental. 2 ed. Rio de Janeiro:7 letras, 2009.

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1989.

JODELET, Denise. Os processos psicossociais da exclusão. In: SAWAIA, Bader. (org). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2008.

MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 16. n. 02. pp. 159-176. Marília: 2010.

OMOTE, Sadao. Diversidade, Educação e sociedade inclusiva. In: OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de; OMOTE, Sadao; GIROTO, Claudia Regina Mosca (Orgs.). Inclusão escolar: as contribuições da Educação Especial. p. 15-32. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, Marília: Fundepe, 2008.

REDIG, Annie Gomes. Inserção profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2016.

REDIG, Annie Gomes; MARTINS, Priscila Paiva; OLIVEIRA, Thayane Louize. A profissionalização da pessoa com deficiência à luz da legislação. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprender ensinar para um mundo plural e igualitário. UERJ, 2017. p. 1-10.

SANTOS, Celby Rodrigues Vieira dos.; BLASI, Felipe Di; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva . Aspectos da deficiência : educação, esporte e qualidade de vida. 1ª. ed. Curitiba -PR: Appris editora, 2017.