UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Arte, Infância e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15715
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

A relação entre o uso de diversas linguagens como forma de expressão e o desenvolvimento da criança. As crianças contemporâneas e seus espaços de expressão. Diferentes linguagens e práticas socioculturais. Criação e criatividade. Criação e reprodução.

OBJETIVO(S):

Refletir acerca da relação entre arte, infância e educação;

Compreender a importância do uso e do exercício das diversas linguagens para o desenvolvimento da criança;

Refletir sobre o conceito de linguagem;

Refletir sobre criação e criatividade;

Promover o encontro do aluno de graduação com sua própria expressividade em diversas linguagens;



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-11343 Arte e Educação Infantil
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

CAVALCANTI, Zélia (org.). Arte na sala de aula. Porto Alegre: Ates Médicas, 1995.

DIAS, Karina Sperle. Formação estética: em busca do olhar sensível. In: KRAMER, Sonia et ali. Infância e educação infantil. 11a ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

GOBBI, Marcia Aparecida. Ver com olhos livres: arte e educação na primeira infância. In: FARIA, Ana Lucia Goulart (org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007.

GOBBI, Marcia. Os desenhos são formas de conhecer as crianças em suas condições sociais, culturais e históricas. Entrevista concedida da Ana Luiza Basílio. In: Centro de referências em educação integral. 07/maio/2015. Disponível em http://educacaointegral.org.br/reportagens/os-desenhos-sao-formas-de-conhecer-criancas-em-suas-condicoes-sociais-culturais-historicas/

SCHROEDER, Silvia Cordeiro Nassif. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Revista Leitura: teoria e prática, v.30, n.58, 2012.

TERRA, Ana Flavia Rodrigues. O livro de imagens na educação infantil. Presença Pedagógica, v. 9, n. 51, mai./jun., 2003.

ZUCCOLI, Franca. Formar-se com arte entre museu e pré-escola. Educação et Realidade, Porto Alegre, v.40, n.4, p.1045-1060, out./dez. 2015.