UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Diferentes Maneiras de Ensinar Matemática em Diferentes Tempos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15707
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Análise de diferentes materiais como livros didáticos, provas, Revista pedagógicas em cada uma das vagas pedagógicas e suas metodologias específicas. Estudos da História da Educação Matemática no Brasil. A organização da matemática para o ensino no curso das séries iniciais (a Aritmética, a álgebra e a Geometria). A matemática para o ensino no curso primário e os movimentos pedagógicos: ensino intuitivo e Escola Nova. O primeiro movimento de internacionalização da matemática escolar. A constituição da disciplina Matemática no Brasil. O Movimento da Matemática Moderna: mudanças na matemática do primário. A emergência da Matemática e Educação Matemática.

OBJETIVO(S):

Desenvolver nos alunos uma atitude crítica e problematizadora frente à História da Educação Matemática no Brasil.

Fazer com que os alunos, mediante o conhecimento sobre o passado profissional, organizem suas práticas de forma mais crítica e fundamentada.

Conceituar e analisar historicamente os livros didáticos de matemática para alunos e para professores.

Compreender e analisar a emergência da Matemática e Educação Matemática no Brasil.

Dotar o futuro docente de instrumentos críticos úteis para o exercício da docência, por meio do trabalho de análise de livros didáticos,

Apoderar-se de diversas maneiras de ensinar diferentes conteúdos em diferentes tempos pedagógicos



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08229 Top Esp V:Matemática nos Anos Iniciais-Conteúdo e Metodologia
 
BIBLIOGRAFIA:

CAMARGO, Marilena Aparecida Jorge Guedes. Coisas velhas: um percurso de investigação sobre cultura escolar (1928 - 1958). São Paulo: Editora UNESP. 2000



CERTEAU, M. A invenção do cotidiano - Artes de fazer. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.



____________. A Escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. cap. II e III



CHARTIER, R.. O Mundo como representação. Tradução Andréa Daher e Zenir Campos Reis. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, jan./abr. 1991. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v5n11/v5n11a10.pdf. Acesso em: 22 jul. 2012.



CHERVEL, História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria et Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.



D´AMBROSIO, Ubiratan. Uma história concisa da matemática no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.



FERREIRA, Viviane Lovatti. Metodologia do ensino de matemática: história, currículo e formação de professores. São Paulo, SP: Cortez, 2011.



GARNICA, A. V. M.. Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. 01. ed. São Paulo: Editora da Física, 2016. v. 1500. 213p .



PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais as revistas pedagógicas, 1890-1970. 1ed.Sao Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, v. 1



PORTO, Rizza de Araujo. Ver, sentir, descobrir a aritmética. Rio de Janeiro: Editôra Nacional, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134151. Acesso em: 13 set. 2015



SCHUBRING, Gert. Análise histórica de livros de matemática: notas de aula. Campinas: Autores Associados, 2003.



SOUZA, Alfredina de Paiva. Aprendizagem da numeração. Revista do Ensino, RS, Ano XII, n. 90, março, p. 37, 1963. Disponível em: https://repositorio. ufsc.br/handle/123456789/127658. Acesso em 20 jul. 2015.



TRAJANO, ANTONIO. Arithmetica Elementar Illustrada - 92a. Edição. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1922



VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). História da educação matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referencias teórico-metodológicas e história elaboradas. São Paulo: Livraria Editora da Física, 2014.



VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma história da matemática escolar no Brasil: 1730-1930 / Wagner Rodrigues Valente São Paulo: Annablume, 2007.



VALENTE, Wagner Rodrigues; OLIVEIRA, M. C. A. (Org.); SILVA, M. C. L. (Org.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011. v. 1. 190p.