UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação e Ciência em Museus de Ciências
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15706
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

HISTóRICO DOS MUSEUS DE CIêNCIAS NO BRASIL E NO RIO DE JANEIRO. MUSEUS DE CIêNCIAS: TRADIçãO E INOVAçãO. ORGANIZAçãO DE MUSEUS: INSTALAçõES, ACERVOS, RECURSOS HUMANOS, ACESSIBILIDADE. MUSEOLOGIA EM TRANSFORMAçãO: CRIATIVIDADE, TECNOLOGIA. EDUCAçãO MUSEOLóGICA E PROJETO EDUCATIVO. PLANEJAMENTO DE VISITAçãO A MUSEUS DE CIêNCIAS. POTENCIAL PEDAGóGICO DE MUSEUS DE CIêNCIAS. INSERçãO DE PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA NO PROGRAMA EDUCATIVO DE MUSEUS DE CIêNCIAS.

OBJETIVO(S):

RELACIONAR OS DIVERSOS MUSEUS DE CIêNCIAS NO RIO DE JANEIRO E AS CARACTERíSTICAS GERAIS DOS MUSEUS

DISCUTIR O PAPEL DE MUSEUS DE CIêNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL

EVIDENCIAR AS DIFERENçAS ENTRE OS MUSEUS DE CIêNCIAS TRADICIONAIS E OS MUSEUS DE CIêNCIAS DO SéCULO XXI

INVESTIGAR A ORGANIZAçãO DE MUSEUS DE CIêNCIAS HOJE E A UTILIZAçãO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAçãO E COMUNICAçãO (TICS)

AVALIAR O PROJETO EDUCATIVO DOS MUSEUS DE CIêNCIAS



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08228 Top Esp V:Fund Cien Natureza Anos Iniciais Ens Fund Crian,Jov e Adultos II
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, A. DESAFIOS NA RELAçãO MUSEU-ESCOLA. REVISTA COMUNICAçãO E EDUCAçãO. SãO PAULO, P. 50-56, DEZ. 1997.

DELIZOICOV, D. ENSINO DE CIêNCIAS: FUNDAMENTOS E MéTODOS. SãO PAULO: CORTEZ, 2008.

GOUVEA, G. EDUCAçãO E MUSEU: A CONSTRUçãO SOCIAL DO CARáTER EDUCATIVO DOS MUSEUS DE CIêNCIA. RIO DE JANEIRO: ACESS, 2003.

HORA, D.; SANTOS, E. A CRISE NA EDUCAçãO EM CIêNCIAS. IN: CIêNCIAS NATURAIS NA EDUCAçãO. RIO DE JANEIRO, CECIERJ, 2006.

LOPES, M. O BRASIL DESCOBRE A PESQUISA CIENTíFICA: OS MUSEUS E AS CIêNCIAS NATURAIS NO SéCULO XIX. SãO PAULO: HUCITEC, 1997.

MARANDINO, M. MUSEUS DE CIêNCIAS, COLEçõES E EDUCAçãO: RELAçõES NECESSáRIAS. REVISTA MUSEOLOGIA E PATRIMôNIO. RIO DE JANEIRO, V. 2, N. 2, P. 1-11, JUL. 2009.

MULAYERT, F. ; SMIDERLE, G. DESCOMPLICANDO A CIêNCIA. CAMPOS DOS GOYTACAZES, EDUENF, 2010.