UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Princípios de fonologia e fonêmica para a alfabetização II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15703
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

O mito da escrita alfabética como representação da língua oral, distinções entre fala e escrita. O fonema como fenômeno mental sujeito a variações individuais previsíveis a partir das propriedades funcionais dos sistemas fonético-fonológicos das línguas naturais. O ´erro produtivo´ como reflexo de representações fonêmicas, explicável e descritível a partir do estudo das propriedades dos sistemas fonético-fonológicos.

OBJETIVO(S):

Definir as distinções fundamentais entre os conceitos atômicos da camada fônica das línguas naturais: fone e fonema, a partir de diferentes abordagens da fonologia e da fonêmica.

Descrever as unidades fonêmicas da língua portuguesa, caracterizando suas propriedades fonético-funcionais, em comparação com o esforço psicomotor de sua representação mental.

Analisar os fenômenos representacionais derivados do processo de construção mental dos fonemas, tais como arquifonemas, macrofonemas, debordamentos e outros fenômenos de natureza fonêmica.

Analisar os custos de adequação e equivalência entre grafemas, fones e fonemas, de modo a caracterizar as dificuldades de uma direta relação entre línguas faladas e línguas escritas.

Identificar a interferência de fenômenos fonêmicos na produção escrita, visando a caracterizar a origem de fatos gráficos presentes em textos de indivíduos em processo de alfabetização.



PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15503 Fundamentos da Linguagem e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

AUROUX, SYLVAIN (1992) A REVOLUçãO TECNóLOGICA DA GRAMATIZAçãO. TRAD.PORTUGUESA.: CAMPINAS/SP: UNICAMP. PP 49-63.

BURIDANT, C (1988) ´AS CORRESPONDêNCIAS FONO, MORFO E LOGOGRâMICAS E O CRUZAMENTO DA DIACRONIA E DA SINCRONIA NO PLURISSISTEMA GRáFICO DO FRANCêS´. IN: CATACH, N. PARA UMA TEORIA DA LíNGUA ESCRITA. TRAD.PORTUGUESA: SãO PAULO: áTICA, 2006. PP: 233-243.

CAMARA JR., JOAQUIM (1970) ESTRUTURA DA LíNGUA PORTUGUESA. PETRóPOLIS: VOZES. PP: 39-46.

CAMARA JR., JOAQUIM (1977) PARA O ESTUDO DA FONêMICA PORTUGUESA. RIO DE JANEIRO: PADRãO. PP: 43-72.

CRISTóFARO, T. (1999) FONéTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUêS. SãO PAULO: CONTEXTO.

FáVERO, L (1996) AS CONCEPçõES LINGUíSTICAS NO SéCULO XVIII - A GRAMáTICA PORTUGUESA. CAMPINAS/SP: UNICAMP. PP 60-84.

FáVERO, LEONOR; M L ANDRADE; ZILDA AQUINO (1999) ´A ORGANIZAçLãO DA FALA E DA ESCRITA´. IN: ORALIDADE E ESCRITA - PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LíNGUA MATERNA. SãO PAULO: CORTEZ. PP: 15-30.

FROMKIN, BARBARA ET R RODMAN (1983) INTRODUçãO à LINGUAGEM. TRAD.PORTUGUESA: COIMBRA: ALMEIDINA, 1993. PP: 75-119

GLEASON JR., H A (1955) INTRODUçãO à LINGUíSTICA DESCRITIVA. TRAD.PORTUGUESA: LISBOA: FUND. CALOUSTE GULBENKIAN, 1978. PP: 29-54.

GLEASON JR., H A (1955) INTRODUçãO à LINGUíSTICA DESCRITIVA. TRAD.PORTUGUESA: LISBOA: FUND. CALOUSTE GULBENKIAN, 1978. PP: 15-28; 363-378.

O´GRADY, W; M DOBROVOLSKY; M ARONOFF (1991) CONTEMPORARY LINGUISTICS, AN INTRODUCTION. NOVA IORQUE: ST. MARTIN PRESS.

SAUSSURE, F (1906) CURSO DE LINGUíSTICA GERAL. SãO PAULO: CULTRIX.

SENNA, L A G (1991) ´LíNGUA MATERNA E LíNGUA CULTA´. PEQUENO MANUAL DE LINGUíSTICA GERAL E APLICADA. DISP. EM: WWW.SENNA.PRO.BR/BIBLIOTECA.HTM.

VERGER, JACQUES (1997) HOMENS E SABER NA IDADE MéDIA. TRAD.PORTUGUESA: BAURU/SP: EDUSC, 1999. PP: 61-67.