UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História das Disciplinas Escolares
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15700
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Disputas entre saberes - escolares e não escolares;

Saberes escolares, racionalização e gestão de professores, alunos e da sociedade;

Saberes escolares: instituições, agentes e tecnologias;

Estratificação dos saberes escolares- níveis de ensino e domínios;

Políticas, suportes e práticas: livros, materiais, metodologias (produção, circulação e consumo);

Fontes e perspectivas para a pesquisa sobre saberes escolares.


OBJETIVO(S):

- Analisar o processo de escolarização de saberes na perspectiva da história;

- Refletir acerca das relações entre instituições, sujeitos e saberes escolares;

- Refletir sobre as questões relativas aos métodos e materiais de ensino;

- Analisar relação entre as disciplinas e a produção dos sujeitos escolares e sociais;

- Analisar projetos, instrumentos e perspectivas dos saberes escolarizados.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08184 Top Esp V- Histórias da Disciplinas Escolares
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, José Ricardo Pires. História da instrução pública no Brasil 1500-1889- História e legislação. São Paulo: EDUC; Brasília: INEP/MEC,1989 [1a. ed. 1889].

BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982 [1a. ed. 1883]. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/242356

CALKINS, Norman Allison. ´Lições de coisas´. Trad. Rui Barbosa. In: Obras completas de Rui Barbosa, vol. 13, tomo I. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Saúde, 1950 [edição original de 1886]. Disponível em: https://ia600206.us.archive.org/25/items/ruibarbosa/Vol%20013.1.pdf

CARVALHO, Marta M. C. et GATTI JR., Décio. O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011.

CHERVEL, Andre. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria et Educação, 2, 177-228, 1990.

CHERVEL, Andre et COMPèRE, Marie. As humanidades do ensino. In Educação et Pesquisa. São Paulo, v. 25, nº 2, 1999. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27826/29598

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 25ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

GONDRA, José. Artes de Civilizar. Medicina, Higiene e Educação na Corte Imperial. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004. Disponível em: https://www.eduerj.uerj.br/internaBooks/internaBooks.php?id=14

GONDRA, J. et TEIXEIRA, Gisele. Observatório das aulas? Livros escolares e pesquisa em história da educação In: História e Educação - Dialogando com as fontes.1 ed. Rio de Janeiro: Editora Forma et Ação, 2010.

GONDRA, José G. et LIMEIRA, Aline. Governo dos professores, governo das escolas: elementos para a história da institucionalização de mestres e alunos. Revista História da Educação (UFPel). v.16, p.9 - 18, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/issue/view/1730/showToc

GONDRA, José G. et SILVA, Maria de Lourdes. Modelos Educativos, Formação de Professores e História da Educação. Revista Teias. v.28, p.1 - 7, 2012. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24228/17207

GONDRA, José G. et FAVARO, Marta R. G. Uma faculdade esquecida: disciplina, instituição e sujeitos na História da Educação da UERJ-Maracanã (1973-1991). In: GONDRA, José et alii (Orgs.) História da Educação no Rio de Janeiro: Instituições, Saberes e Sujeitos. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014.

GONDRA, José G. et MENEZES, R. C. D. Oficina na escola. In: Clássicos da Educação Brasileira. Belo Horizonte: Mazza, 2015.

GONDRA, José G. Estropiados, tarados, imbecis, loucos, criminosos e incapazes: o processo de normalização da casa e da escola em questão In: RESENDE, Haroldo (Org.). O Governo da Infância. Belo Horizonte: Autentica, 2015.

HAIDAR, Maria L. M. O ensino secundário no império brasileiro. São Paulo: Edusp/Grijalbo, 1972.

JULIA, Dominique. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In LOPES, Alice et MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: história e política. Rio de Janeiro: DPetA, 2002.

NETO, Wenceslau et alii (Orgs.). Práticas escolares e processos educativos: currículo, disciplinas e instituições escolares (séculos XIX e XX). Vitória: EFUFES/SBHE, 2011.

OLIVEIRA, Antônio de Almeida. O ensino público. Brasília: Senado Federal, 2003 [1a ed. 1873].

OLIVEIRA, Jailton et GONDRA, José G. Hospedarias da infâmia: a Casa de Detenção da Corte e a Penitenciária Nacional de Buenos Aires (1856-1889). In: ROCHA, Heloisa et SALVADORI, Maria Angela (Orgs.). Entre Brasil e Argentina: Miradas sobre História da Educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.

SILVA, Adriana Maria Paulo da. Aprender com perfeição e sem coação - uma escola para meninos pretos e pardos na Corte. Brasília: Plano, 2000.

VIDAL, Diana et SCHWARTZ, Cleonara (Orgs.). História das culturas escolares no Brasil. Vitória: EFUFES/SBHE, 2010.





Periódicos

Revista História da Educação. http://seer.ufrgs.br/asphe

Revista Brasileira de História da Educação. www.sbhe.org.br

Cadernos de história da Educação. Universidade Federal de Uberlândia. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/

Revista Histedbr On-line. http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/index

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP



Associações

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - http://www.sbpcnet.org.br/site/home/

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação - ANPEd - www.anped.org.br

Sociedade Brasileira de História da Educação - www.sbhe.org.br

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE: http://www.asphe.com.br/

Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ - ProPEd: www.proped.pro.br



Acervos

Arquivo Nacional - www.arquivonacional.gov.br/

Biblioteca Nacional - www.bn.br

Hemeroteca Digital - http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/

Arquivo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.aperj.rj.gov.br/

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/principal

Universidade de Chicago - http://www.crl.edu/brazil

Arquivo Público do Estado de São Paulo - Memória da Educação - http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/index.php

Câmara dos Deputados - http://www2.camara.gov.br/ ou http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/legislacao/publicacoes/doimperio

Real Gabinete Português de Leitura - http://www.realgabinete.com.br/portalWeb/

CT Public Libray - http://ctstatelibrary.org/