UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História da Profissão Docente
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15698
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

A docência na perspectiva da história da educação: concepção, projetos e práticas. A docência no Brasil: formação, acesso e permanência na carreira. processos da profissionalização docente no Brasil. Sindicalismo a associativismo docente. Proletarização do magistério. Intervenções estatais, privadas e comunitárias na conformação da docência. Os manuais de formação e a imprensa pedagógica. Relações étnico-raciais e gênero na profissão docente. As funções da memória no exercício da docência. Representações sobre a profissão docente nas mídias. Historiografia da educação e a questão da formação dos professores.

OBJETIVO(S):

- Analisar os processos da profissionalização docente no Brasil;

- Discutir o lugar da profissão docente na historiografia da educação;

- Analisar a relação profissão docente e memória;

- Mapear os lugares de formação docente numa perspectiva histórica;

- Debater as relações entre gênero, raça e magistério;

- Analisar as representações sobre a profissão docente nas mídias;

- Analisar o processo de proletarização do magistério;


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08181 Top Esp V- História da Profissão Docente
 
BIBLIOGRAFIA:

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