UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: EDU02-15689
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio4 4 60
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

Reconhecimento do estágio como um espaço de aprendizagens e de saberes essenciais para a prática pedagógica no ensino fundamental. Implicações dos modelos teóricos sobre as diferentes áreas de conhecimento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participação no processo de regência de classe, como parte do estágio supervisionado. Ação-reflexão-ação sobre planejamento didático e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem, de modo a construir um olhar pesquisador sobre o cenário do estágio.

OBJETIVO(S):

PRODUZIR DADOS EMPíRICOS SOBRE EXPERIêNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

ANALISAR OS DADOS PRODUZIDOS à LUZ DOS TEMAS E TEORIAS - CONCEITOS E AUTORES - DO CAMPO DA EDUCAçãO ABORDADOS AO LONGO DO CURSO.

EXPLORAR OPORTUNIDADES DE PARTICIPAçãO EM SITUAçõES DE PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E IMPLEMENTAçãO DE ATIVIDADES PEDAGóGICAS NO CAMPO DE ESTáGIO.

ANALISAR CRITICAMENTE A EXPERIêNCIA VIVIDA NO CAMPO DO ESTáGIO, DESENVOLVENDO UM OLHAR PESQUISADOR SOBRE O EXERCíCIO DA DOCêNCIA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.



TRAVA:

83 créditos (Pedagogia - versão 5)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-11394 Formação de Professores para o Ensino Fundamental: Estágio Supervisionado
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, N.; LIBâNEO, J. C. (orgs). Temas de Pedagogia. Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

CANDAU, V. Mª. (org.). Didática crítica intercultural. Aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação et Realidade. 22(2): 15-46, jul/dez, 1997.

PIETROBON, S. R. G. (org.). Estágio supervisionado curricular na graduação: experiências e perspectivas.

Curitiba: CRV, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.