UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTEGRADAS
DISCIPLINA: Emergências Médicas I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM14-15535
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCM - Medicina (versão 9)
FCM - Medicina. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0115
TOTAL 0 2 30

EMENTA:

ATIVIDADES PRáTICAS SOB SUPERVISãO NA SALA DE SIMULAçãO REALíSTICA E ANFITEATRO ROLANDO MONTEIRO:

- RECONHECIMENTO E ESTABILIZAçãO EM CENáRIO DE EMERGêNCIA

- SITUAçõES ESPECIAIS: TRAUMA I

- SITUAçõES ESPECIAIS: PACIENTE PEDIáTRICO I



ATIVIDADES TEóRICAS:

- HISTóRICO DAS EMERGêNCIAS MéDICAS

- IMPORTâNCIA DO ATENDIMENTO DE EMERGêNCIA

- PREVENçãO DE ACIDENTES

- DESOBSTRUçãO DE VIAS AéREAS: ADULTO

- DESOBSTRUçãO DE VIAS AéREAS: PACIENTE PEDIáTRICO

- ABORDAGEM INICIAL DAS QUEIMADURAS

- REMOçãO DE CORPOS ESTRANHOS



OBJETIVO(S):

PROMOVER UM CONTATO DO ESTUDANTE RECéM EGRESSO à FACULDADE DE MEDICINA COM OS ASPECTOS HISTóRICOS E A IMPORTâNCIA DO ATENDIMENTO DE EMERGêNCIA. APRESENTAR NOçõES BáSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS EM ADULTOS E CRIANçAS, VISANDO RECONHECER CENáRIOS DIVERSOS DE ATENDIMENTO, APRIMORAR A ATUAçãO EM EQUIPE E DEMONSTRAR HABILIDADES DE COMUNICAçãO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAúDE. O CURSO TEóRICO SERá REALIZADO NAS DEPENDêNCIAS DA FCM E AS ATIVIDADES PRáTICAS ENVOLVERãO MANEQUINS EM AMBIENTE DE SIMULAçãO REALíSTICA.


BIBLIOGRAFIA:

- TINTINALLI; EMERGENCY MEDICINE - A COMPREHENSIVE STUDY GUIDE. 8TH EDITION - 2016

- EMERGêNCIAS CLíNICAS: ABORDAGEM PRáTICA, HERLON SARAIVA MARTINS ET AL. EDITORA MANOLE LTDA, 12ª ED., 2017.

- NELSON TEXTBOOK OF PEDIATRICS, 20 ED, 2015.2

- TRATADO DE PEDIATRIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 3 TH ED., 2014.3 -

PIVA etAMP

- HARRISON´S -PRINCIPLES 0F INTERNAL MEDICINE, 19TH ED, MAC GRAW-HILL INC, 2016

- GOLDMAN-CECIL MEDICINE, 21 TH ED., ELSEVIER, 2016

- CELINY, TERAPIA INTENSIVA EM PEDIATRIA, 2 TH ED. 2014.

- CURRENT DIAGNOSIS AND TRATAMENT PEDIATRICS, 22 A ED, 2014.