UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Ensino de História Aplic aos Anos Iniciais do Ens Fund de Crianças, Jovens e A
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU02-15524
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

HISTóRIA, SABER CIENTíFICO, SABER ESCOLAR E SABER COTIDIANO. NOçõES E CONCEITOS PARA A CONSTRUçãO DO CONHECIMENTO HISTóRICO. CONCEITOS DE TEMPORALIDADE, CAUSALIDADE, INTERPRETAçãO, RELEVâNCIA, DIVERSIDADE, MUDANçA E CONTINUIDADE. A DIVERSIDADE DAS FONTES QUE DOCUMENTAM O PASSADO E OS CUIDADOS NECESSáRIOS NO TRABALHO COM FONTES. CUIDADOS AO TRABALHAR COM FILMES E OUTROS RECURSOS. DISTINçõES ENTRE HISTóRIA E MEMóRIA. EDUCAçãO DAS RELAçõES ETNICORRACIAIS: A LEI 11.645/08. ANáLISE DE MATERIAIS DIDáTICOS E PARADIDáTICOS. PROGRAMAS E PROPOSTAS DO ENSINO DE HISTóRIA.

OBJETIVO(S):

CONHECER E APROFUNDAR CONCEITOS PARA A CONSTRUçãO DO CONHECIMENTO HISTóRICO;

CONHECER A DIVERSIDADE DE FONTES HISTóRICAS E A CENTRALIDADE DO TRABALHO COM FONTES NO APRENDIZADO DA HISTóRIA E NA CONSTRUçãO DO CONHECIMENTO HISTóRICO;

IDENTIFICAR AS NOçõES DE HISTóRIA, MEMóRIA, CULTURA, PATRIMôNIO E IDENTIDADE E SUA RELAçãO COM O ENSINO DE HISTóRIA;

DISCUTIR AS PROPOSTAS CURRICULARES E AS DIRETRIZES DO ENSINO DE HISTóRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, INCLUSIVE AS QUE ESTãO RELACIONADAS à LEI 11.645/08;

PROBLEMATIZAR ESTEREóTIPOS E PRECONCEITOS E REFLETIR SOBRE A EDUCAçãO PARA A TOLERâNCIA, CONSIDERANDO, ENTRE OUTRAS, AS DETERMINAçõES DA LEI 11.645/08.

AVALIAR RECURSOS DIDáTICOS E PARADIDáTICOS DE HISTóRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-11335 Ens de História Aplic ao Anos Iniciais do Ens Fund de Crianças, Jovens e Adult
 
BIBLIOGRAFIA:

ARIèS, P e outros. (s/d). História e Nova História. Lisboa: Teorema.

BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1987.

_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das Relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SEPPIR, 2005.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales 1929-1989. A Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1992.

____________. Hibridismo Cultural. São Leopoldo, RS:Unisinos, 2003.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? - Sobre a história e os historiadores. São Paulo: ática, 1995.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPetA, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.

PINSKY, Jaime (org) O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, p. 3-15, 1989. SCHMIDT, Mª Auxiliadora, CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.