UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇ
DISCIPLINA: Políticas Públicas e Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU09-15520
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

POLíTICA E POLíTICAS: CONCEITOS. POLíTICAS PúBLICAS E POLíTICAS SOCIAIS.DEMOCRACIA E CIDADANIA. POLíTICAS GOVERNAMENTAIS. SOCIALISMO, CAPITALISMO E NEOLIBERALISMO: CARACTERíSTICAS E INFLUENCIAS NAS POLíTICAS. LEGISLAçãO BRASILEIRA REFERENTE á EDUCAçãO: CONSTITUIçãO FEDERAL, LEI 9.394/96, LEI 9.424/96. PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAçãO E DOS CONSELHOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAçãO. ESTATUTO DA CRIANçA E DO ADOLESCENTE. POLíTICAS PúBLICAS DE AVALIAçãO, CURRíCULO E FINANCIAMENTO DA EDUCAçãO BRASILEIRA. PLANO NACIONAL DE EDUCAçãO.

OBJETIVO(S):

- Conceituar ciência política e políticas públicas.

- Analisar criticamente as políticas governamentais do campo educacional.

- Interpretar a legislação atual referente à educação brasileira.

- Criticar os princípios subjacentes à implementação das políticas públicas de educação no Brasil.

- Avaliar as políticas públicas de avaliação, currículo e financiamento da educação brasileira.




BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda e VILLARDI Raquel (orgs.). Múltiplas leituras da nova LDB. Rio de Janeiro, Dunya, 1997.

FARIA, ANA Lúcia Goulart e PALHARES, Marina Silveira (orgs.). Educação Infantil pós-LDB: rumos e

desafios. Campinas: Autores Associados, 1999.

GENTILLI, Pablo e SIULVA, Toma Tadeu (orgs.) Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. São Paulo: Cortez, 1999.

FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta. Da assistência educativa à educação assistencializada. Brasília: INEP, 1988.

KUENZER, Acácia. Ensino Médio e Profissional: as políticas do estado neoliberal. SP: Cortez, 1999.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. SP: Malheiros, 1999, 4 ed.

MARCHEZAN, Nelson (Relator). Plano Nacional de Educação. Brasília: Câmara dos Deputados, 2000.

MENEZES, J. Estrutura da Educação Básica no Brasil. SP: Martins Fontes, 1998.