UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação Matemática para Crianças, Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15519
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Função social e política do ensino de Matemática. A Educação Matemática hoje. A característica de universalidade do ensino de matemática. Organização curricular em matemática. O uso da linguagem matemática. Concepções dos professores de Matemática. Avaliação e auto-avaliação na prática pedagógica do professora dos anos iniciais em matemática. O papel dos materiais didático no ensino de Matemática. Projetos pedagógicos e a construção de projetos matemáticos. Educação matemática coma área de pesquisa.

OBJETIVO(S):

Compreender a função social do ensino de matemática.

Identificar características na organização curricular em matemática.

Reconhecer a área de Educação Matemática com o campo fértil de pesquisas.

Elaborar atividades de prática, pesquisa e ensino de matemática.

Refletir sobre os objetivos, planejamentos e instrumentos da avaliação em matemática.

Aplicar os conhecimentos matemáticos na resolução de problemas da vida cotidiana dos alunos.

Planejar, produzir e utilizar material didático para as diversas fases do processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Reconhecer a área de educação matemática com o campo fértil de pesquisas.

Elaborar atividades de pesquisa e ensino de matemática.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-11333 Educação Matemática para Crianças, Jovens e Adultos I
EDU02-11334 Educação Matemática para Crianças, Jovens e Adultos II
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Elsa; BORRALHO, António; LUCENA, Isabel. Avaliação das aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 22, n. 56, p. 109-124, out./dez. 2017. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/832/pdfBOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide. São Paulo: Edgar Blücher, 1996.

BICUDO, M.A.V., BORBA, M.C. (org) Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. 1997.

CASTELO-BRANCO, Walquíria; GITIRANA, Verônica. Categorizar: habilidade necessária à formação básica. In: TV Escola/Salto para o futuro. Ano XXIV - Boletim 6. Rio de Janeiro, n. 24, set. 2014. P. 11-17 (ISSN 1982 - 0283). Disponível em: http://professoresdematematica.com.br/wa_files/SALTO_20PARA_20O_20FUTURO_2016203906_14_EstatisticaeCombinatorianociclodealfabetizacao.pdf

D´AMBRóSIO, Ubiratan. Educação Matemática da Teoria a Prática. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1997.

DUHALDE, M.E. e CUBERES, M.T. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

FIORENTEINI, D. e LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

KAMI, C. A criança e o número. Campinas: Papiros, 1984.

KNIJINK, G. WANDERER, F. e OLIVEIRA, C.J. (org) Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNIC, 2004.

LINS, Romulo C. e GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e álgebra para o Século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

MOYSéS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus. - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

MUNIZ, Cristiano A. O ser matemático nos anos inicias e as produções subjetivas nas aprendizagens matemáticas: aprendizagem e diversidade. In: Encontro Paraense de Educação Matemática, Unioeste de Cascavel, set./2017. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/paper/viewFile/333/149

NUNES, T. e BRYANT, P. Crianças Fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

ORTIGãO, Maria Isabel Ramalho; OLIVEIRA, Renata Leite; VOLOTãO, Graciane de Souza Rocha. AVALIAçãO EM DEBATE COM FUTUROS PEDAGOGOS: Lembranças da trajetória escolar. In: ORTIGãO, M. I. R.; FERNANDES, D.; PEREIRA, T. V.; SANTOS, L. (Org.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento Curitiba: CRV, 2018. p. 69-90. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação).

POLYA, George. A arte de resolver problemas. São Paulo: Interciência, 1978.

PONTE, J.P, e OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SCHLIEMANN, Analúcia e Carraher, David (org). A compreensão de conceitos aritméticos: ensino e pesquisa. Campinas: Papirus, 1998.

SKOSMOSE, Olé. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

SOUZA, Antonio Carlos; LOPES, Celi E. A construção de ideias estatísticas na educação infantil. Disponível em: https://docplayer.com.br/6238751-A-construcao-de-ideias-estatisticas-na-educacao-infantil.html

TOLEDO, Marília. TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.



Sugestões de sites/ periódicos:

Boletim GEPEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática

http://r1.ufrrj.br/gepem/index.php

Boletim de Educação Matemática - BOLEMA: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema

Boletim do Laboratório de Educação Matemática - LABEM / UFF: http://www.labem.uff.br/novo/index.php/labem/index

Educação Matemática em Revista - EMR / SBEM: http://www.sbembrasil.org.br/revista/index.php/emr/index

Educação Matemática Pesquisa - EMP: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCIMA: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima

Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana - EM TEIA: http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia

Revista de Educação Matemática - ZETETIKé: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/index.php/zetetike/%3B

Educação e Matemática - Revista da Associação de Professores de Matemática (Portugal).

http://www.apm.pt