UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Ensino de Ciências da Natureza - Fundamentos, Temáticas e Metodologias
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15513
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

DIFERENTES CONCEPçõES DE CIêNCIAS E MéTODOS CIENTíFICOS. DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO: SENSO COMUM, SABERES POPULARES, CONHECIMENTO CIENTíFICO. HISTóRIA DAS CIêNCIAS. BREVE HISTóRICO DAS RELAçõES ENTRE CIêNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. HISTóRIA DO ENSINO DE CIêNCIAS NO BRASIL. O ENSINO DE CIêNCIAS NOS CURRíCULOS OFICIAIS BRASILEIROS. GRANDES TEMáTICAS NO ENSINO DE CIêNCIAS: QUESTõES AMBIENTAIS (MUDANçAS CLIMáTICAS, BIODIVERSIDADE, áGUA, SOLO, ETC) E DE SAúDE (ALIMENTAçãO, PRINCIPAIS DOENçAS NO BRASIL, GêNERO E SEXUALIDADE, ENGENHARIA GENéTICA, BIOTECNOLOGIA, ETC). EDUCAçãO AMBIENTAL. PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA NO ENSINO DE CIêNCIAS. DIVULGAçãO CIENTíFICA. PERSPECTIVA CTS. DIFERENTES METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIêNCIAS: EXPERIMENTAçãO DIDáTICA, MUSEUS DE CIêNCIAS, SAíDAS DE CAMPO, ETC.

OBJETIVO(S):

PROMOVER REFLEXõES SOBRE AS CIêNCIAS E DE SUAS RELAçõES COM OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO;

CONHECER A áREA DE ENSINO DE CIêNCIAS A PARTIR DE AUTORES DO CAMPO;

APRESENTAR ALGUMAS PERSPECTIVAS, TEMAS E METODOLOGIAS PENSADAS NO CONTEXTO ESCOLAR;

PROMOVER O DIáLOGO DA PRODUçãO ACADêMICA DA áREA COM SITUAçõES ESCOLARES;



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08058 Ciência e Educação em Ciência
EDU02-11338 Fundamentos das Ciências da Natureza para Crianças, Jovens e Adultos
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES-MAZZOTTI, A. J. et GEWANDSZNAJDER, F. O MéTODO NAS CIêNCIAS NATURAIS E SOCIAIS: PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. 2.ED. SãO PAULO: PIONEIRA, 1999.

BORGES, R. EM DEBATE: CIENTIFICIDADE E EDUCAçãO EM CIêNCIAS. PORTO ALEGRE, SE/CECIRS, 1996.

CENTRO DE GESTãO E ESTUDOS ESTRATéGICOS - CGEE. PERCEPçãO PúBLICA DA CetT NO BRASIL - 2019. RESUMO EXECUTIVO. BRASíLIA, DF: 2019.

CHALMERS, A. O QUE é CIêNCIA, AFINAL? BRASILIA: ED. BRASILIENSE, 1993.

CHARLTON, N.; MACARDLE, M. A HISTóRIA DA CIêNCIA PARA QUEM TEM PRESSA. 1. ED. RIO DE JANEIRO: VALENTINA, 2017.

DORVILLé, L. F. M.; HENRIQUES, A. E. L.; PINHãO, F. L.; GALIETA, T. A ´SOCIEDADE´ NO ENFOQUE CTS: RESSIGNIFICAçõES SOBRE AS ATIVIDADES CIENTíFICAS E TECNOLóGICAS. IN: ANAIS ELETRôNICOS XI JORNADAS LATINO-AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DA CIêNCIA E DA TECNOLOGIA (ESOCITE), 2016.

GALIETA, T.; DORVILLé, L. F. SEQUêNCIAS DIDáTICAS DE ENSINO DE CIêNCIAS E BIOLOGIA COM ENFOQUE NOS ESTUDOS CTS (CIêNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE). IN: SANTORI, R. T.; SANTOS, M. G.; SANTOS, M. C. F. (ORGS.) DA CéLULA AO AMBIENTE: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIêNCIAS E BIOLOGIA. RIO DE JANEIRO: UERJ/FFP, 2017, PP. 65-84.

GERALDO, A. C. H. DIDáTICA DE CIêNCIAS E DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2009.

GOMES, M. M. P. L.; OLIVEIRA, C. S.; FERNANDES, K. O. B.; BORBA, R. C. N. (ORGS.) (RE)CONSTRUINDO PRáTICAS DE ESPERANçA NO ENSINO DE CIêNCIAS E BIOLOGIA. SãO PAULO: LIVRARIA DA FíSICA, 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE CIêNCIA E TECNOLOGIA EM COMUNICAçãO PúBLICA DA CIêNCIA E TECNOLOGIA - INCT-CPCT. O QUE OS JOVENS BRASILEIROS PENSAM DA CIêNCIA E DA TECNOLOGIA? RESUMO EXECUTIVO. RIO DE JANEIRO, RJ: 2019

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. MACROTENDêNCIAS POLíTICO-PEDAGóGICAS DA EDUCAçãO AMBIENTAL BRASILEIRA. AMBIENTE et SOCIEDADE, SãO PAULO, V. 17, N. 1, 2014, PP. 23-40.

MARANDINO, M; SELLES, S et FERREIRA, M. ENSINO DE BIOLOGIA: HISTóRIAS E PRáTICAS EM DIFERENTES ESPAçOS EDUCATIVOS. SãO PAULO: CORTEZ, 2009.

MARTINS, I. ;GOUVêA, G. ;VILANOVA, R. O LIVRO DIDáTICO DE CIêNCIAS: CONTEXTOS DE EXIGêNCIA, CRITéRIOS DE SELEçãO, PRáTICAS DE LEITURA E USO EM SALA DE AULA. RIO DE JANEIRO, 2012.

PAGNOCELLI, C.; MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D. (ORGS.) O TRABALHO PEDAGóGICO NAS DISCIPLINAS ESCOLARES: CONTRIBUIçõES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA. CAMPINAS: AMARZéM DO IPê, 2016.

PINHEIRO, B. C. S. PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA NA FORMAçãO DE PROFESSORES DE CIêNCIAS. CURITIBA: APPRIS, 2016.

SANTOS, C. S. ENSINO DE CIêNCIAS: ABORDAGEM HISTóRICO-CRíTICA. CAMPINAS, AUTORES ASSOCIADOS, 2005.

SANTOS, W. L. P. CONTEXTUALIZAçãO NO ENSINO DE CIêNCIAS POR MEIO DE TEMAS CTS EM UMA PERSPECTIVA CRíTICA, CIêNCIA et ENSINO, CAMPINAS, V. 1, N. ESP., P. 1-12, 2007.