UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Fundamentos da Linguagem e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15503
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

As diferentes concepções de linguagem. O sujeito cognoscente real, criança, jovem ou adulto, presente nas salas de aula das escolas brasileiras. Língua, cultura e história. Linguagem e subjetividade humana. Contribuições teóricas e práticas na compreensão da linguagem como instância dialógica, formadora da subjetividade humana. Relações entre linguagem, sociedade e educação. Linguagem e escola em uma perspectiva social. Os conceitos de língua, texto e discurso que fundamentam diferentes práticas pedagógicas. Gêneros do discurso e ensino. Usos da língua e as diferentes culturas no cotidiano da sala de aula. Práticas de planejamento do ensino e da aprendizagem da língua materna. As questões da Linguagem e da Escrita em relação à dimensão do poder, evidenciando as questões que se encontram subjacentes a esse fenômeno na prática escolar do ensino da Língua Portuguesa.

OBJETIVO(S):

1-Compreender as relações entre linguagem, sociedade e educação.

2-Identificar e examinar as diferentes concepções de linguagem, língua, texto e discurso que fundamentam as diferentes práticas pedagógicas.

3-Identificar e examinar contribuições teóricas e práticas na compreensão da linguagem como instância dialógica e formadora da subjetividade humana.

4-Identificar e examinar contribuições teóricas e práticas na compreensão da linguagem e das situações didáticas derivadas da psicolinguística e da sociolinguística.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08055 Fundamentos da Linguagem e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

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