UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15497
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

TECNOLOGIAS, AUTORIAS E FRUIçãO DOCENTE/DISCENTE. ARTEFATOS TECNOCULTURAIS E SEUS USOS EM SALA DE AULA. DOCêNCIAS E PRáTICAS DE ARTíFICE. POLíTICAS DE TECNOLOGIZAçãO DIGITAL DAS SALAS DE AULA. CIBERCULTURA: CONCEITOS, PRáTICAS, FENôMENOS. EDUCAçãO E COMUNICAçãO NA CIBERCULTURA. CURRíCULO E FORMAçãO DE PROFESSORES MEDIADOS PELO DIGITAL EM REDE. EDUCAçãO ONLINE E APRENDIZAGEM UBíQUA COMO FENôMENOS DA CIBERCULTURA. REDES EDUCATIVAS E ESPAçOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM: INTERFACES CIDADECIBERESPAçO. TECNOLOGIAS E IMAGINáRIO SOCIAL. CRíTICA à INCORPORAçãO DAS TIC COMO ESTRATéGIA DE SUBSTITUIçãO TECNOLóGICA DO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE (CF. BANCOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM).

OBJETIVO(S):

- PENSAR AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, CONCEBENDO-AS COMO AUTORIAS DOCENTES/DISCENTES;

- REFLETIR SOBRE AS ESPECIFICIDADES DO DIGITAL EM REDE E O QUE ISSO SIGNIFICA PARA OS PROCESSOS FORMATIVOS;

- EXPERIMENTAR POSSIBILIDADES DE USOS DAS/COM AS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, DO ANALóGICO AO DIGITAL;

- DISCUTIR PRINCíPIOS E PRáTICAS DA EAD E DA EDUCAçãO ONLINE, PENSANDO A FORMAçãO DO PROFESSOR PARA ATUAçãO NESSES CAMPOS;

- ESTUDAR FENôMENOS DA CIBERCULTURA, ATENTANDO PARA OS DESAFIOS POSTOS à EDUCAçãO.

- PROMOVER INCLUSãO DIGITAL BáSICA PARA A ATUAçãO DISCENTE NA UNIVERSIDADE.

- ESTUDAR A INCORPORAçãO DAS TIC COMO ESTRATéGIA DE SUBSTITUIçãO TECNOLóGICA DO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08040 Tecnologias e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ABREU, GIOVANNA; NICOLAU, MARCOS. A ESTéTICA DO ANONIMATO NA DEEP WEB: A METáFORA DAS MáSCARAS E DO HOMEM INVISíVEL APLICADA AO ´SUBMUNDO´ DA INTERNET. IN: REVISTA DO PROGRAMA DE PóS GRADUAçãO EM COMUNICAçãO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAíBA. ANO VII, N. 12 - JAN-JUN/2014, PP. 119-134.

ALMEIDA, THIAGO D´A. R.; EVANGELISTA, AMANDA F. TECNOLOGIAS MóVEIS, MíDIAS INDEPENDENTES E COBERTURAS DE MOBILIZAçõES SOCIAIS URBANAS: AS INFLUêNCIAS DO ´MIDIALIVRISMO´ NA SOCIEDADE MIDIATIZADA. IN: ANAIS DO II COLóQUIO SEMIóTICA DAS MíDIAS, ALAGOAS, 2013. DISPONíVEL EM: HTTP://CISECO.ORG.BR/ANAISDOCOLOQUIO/IMAGES/CSM2/CSM2_THIAGODANGELOAMANDAFALCAO.PDF. ACESSO: 11/12/17.

ARDOINO, J. ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL (PLURAL) DAS SITUAçõES EDUCATIVAS E FORMATIVAS. IN: BARBOSA, J. (ORG.). MULTIRREFERENCIALIDADE NAS CIêNCIAS E NA EDUCAçãO. SãO CARLOS: EDUFSCAR, 1998, P. 24-41.

BALL, S.J. EDUCAçãO GLOBAL S.A.: NOVAS REDES POLíTICAS E O IMAGINáRIO NEOLIBERAL. TRADUçãO DE JANETE BRIDON. PONTA GROSSA: UEPG, 2014.

BARBIER, R. A ESCUTA SENSíVEL NA ABORDAGEM TRANSVERSAL. IN: BARBOSA J. G. (ORG.). MULTIRREFERENCIALIDADE NAS CIêNCIAS E NA EDUCAçãO. SãO CARLOS: EDUFSCAR, 1998, P. 168-198.

BARRETO, R.G. TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE: ENTRE POLíTICAS E PRáTICAS. PETRóPOLIS: DE PETRUS ET ALII, 2014. (CAPíTULO DO HARDWARE AO SOFTWARE: CAMINHOS DA SUBSTITUIçãO TECNOLóGICA? P. 57-70).

BARTHES, R. AULA. 10ª EDIçãO, SãO PAULO: CULTRIX, 1978.

BRUNO, FERNANDA. MáQUINAS DE VER, MODOS DE SER: VIGILâNCIA, TECNOLOGIA E SUBJETIVIDADE. PORTO ALEGRE: SULINA, 2013.

CHRISTENSEN, CLAYTON; HORN, MICHAEL; JOHNSON, CURTIS. INOVAçãO NA SALA DE AULA: COMO A INOVAçãO DISRUPTIVA MUDA A FORMA DE APRENDER. PORTO ALEGRE. BOOKMAN, 2012.

DAVILLA, C.; SANTOS, EDMéA. O. . IMAGENS VOLáTEIS E FORMAçãO DE PROFESSORXS 1 :DISPOSITIVOS TECNOLóGICOS E LúDICOS PARA AS PRáTICAS PEDAGóGICAS. REVISTA ENTRE IDEIAS: EDUCAçãO, CULTURA E SOCIEDADE (ON LINE), V. 3, P. 113-127, 2014.

ESCóSSIA, LILIANA DA. A INVENçãO TéCNICA: TRANSINDIVIDUALIDADE E AGENCIAMENTO COLETIVO. IN: INFORMáTICA NA EDUCAçãO: TEORIA et PRáTICA. PORTO ALEGRE, V. 13, Nº 2, JUL/DEZ. 2010, PP. 16-25.

GUATTARI, FéLIX. ´DA PRODUçãO DE SUBJETIVIDADE´. IN: PARENTE, ANDRé. (ORG.). IMAGEM-MáQUINA: A ERA DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. RIO DE JANEIRO: ED. 34, 1993.

HUIZINGA, JOHAN. HOMO LUDENS. SãO PAULO: PERSPECTIVA, 2007.

KASTRUP, VIRGíNIA. POLíTICAS COGNITIVAS NA FORMAçãO DO PROFESSOR E O PROBLEMA DO DEVIR-MESTRE. IN: EDUCAçãO E SOCIEDADE, CAMPINAS, VOL. 26, Nº 93, P. 1273-1288, SET./DEZ., 2005.

KILPP, SUZANA. DISPERSãO-CONVERGêNCIA: APONTAMENTOS PARA A PESQUISA DE AUDIOVISUALIDADES. IN: MONTAñO, SONIA; FISCHER, GUSTAVO: KILPP, SUZANA. IMPACTO DAS NOVAS MíDIAS NO ESTATUTO DA IMAGEM. PORTO ALEGRE: SULINA, 2012. P. 223 - 238.

LATOUR, BRUNO. ´COMO PROSSEGUIR A TAREFA DE DELINEAR ASSOCIAçõES?´ IN: CONFIGURAçõES2, PP. 11-27, 2006.

____________. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUçãO à TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CéSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012.

LEMOS, ANDRé. ESTRUTURAS ANTROPOLóGICAS DO CIBERESPAçO. IN: TEXTOS DE CULTURA E COMUNICAçãO, N. 35, SALVADOR:FACOM/UFBA, JULHO 1996.

_____. ANJOS INTERATIVOS E RETRIBALIZAçãO DO MUNDO: SOBRE INTERATIVIDADE E INTERFACES DIGITAIS.HTTP://WWW.FACOM.UFBA.BR/PESQ/CYBER/LEMOS/INTERAC.HTML - CAPTURADO EM 02/12/2001.

_____.CIBERCULTURA: TECNOLOGIA E VIDA SOCIAL NA CULTURA CONTEMPOTâNEA.PORTO ALEGRE: SULINA, 2002.

_____. CULTURA DAS REDES:CIBERENSAIOS PARA O SéCULO XXI. SALVADOR: EDUFBA, 2002.

_____.CUNHA, P. (ORGS.). OLHARES SOBRE A CIBERCULTURA .PORTO ALEGRE: SULINA, 2003.

_____. ARTE E MíDIA LOCATIVA NO BRASIL. IN: PELLANDA, EDUARDO CAMPOS. COMUNICAçãO MóVEL NO CONTEXTO BRASILEIRO. IN: LEMOS, ANDRé. JOSGRILBERG, FáBIO (ORGS). COMUNICAçãO E MOBILIDADE. SALVADOR: EDUFBA, 2009. (PS. 123-135).

_____. PREFáCIO. IN: BONILLA, MARIA HELENA S.; PRETTO, NELSON. INCLUSãO DIGITAL: POLêMICA CONTEMPORâNEA. SALVADOR: EDUFBA, 2011, P. 15-21.

LEMOS, ANDRé; LéVY, PIERRE. O FUTURO DA INTERNET: EM DIREçãO A UMA CIBERDEMOCRACIA PLANETáRIA.SãO PAULO: PAULUS, 2010.

LEMOS, R. WEB 2.0: COMPREENSãO E RESOLUçãO DE PROBLEMAS. RIO DE JANEIRO: FGV ON-LINE, 2006.

LUCENA, SIMONE. EDUCAçãO E TV DIGITAL: SITUAçãO E PERSPECTIVA. ALAGOAS: EDUFAL, 2012.

MACEDO, R. S. ATOS DE CURRíCULO FORMAçãO EM ATO? PARA COMPREENDER, ENTRETECER E PROBLEMATIZAR CURRíCULO E FORMAçãO. ILHéUS: EDITUS, 2011.

MARCUSCHI, L. A. GêNEROS TEXTUAIS EMERGENTES NO CONTEXTO DA TECNOLOGIA DIGITAL. IN: MARCUSCHI, L. A; XAVIER, A. C. (ORGS.). HIPERTEXTO E GêNEROS DIGITAIS. RIO DE JANEIRO: LUCERNA, 2004.

MARTINS, BIANCA MARIA RêGO. O PROFESSOR-DESIGNER DE EXPERIêNCIAS DE APRENDIZAGEM: TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA PARA A INSERçãO DO DESIGN NA ESCOLA. RIO DE JANEIRO: PUC-RIO, 2016. 175F. TESE (DOUTORADO EM DESIGN). DEPARTAMENTO DE ARTES et DESIGN, PONTIFíCIA UNIVERSIDADE CATóLICA DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, 2016.

MATTAR, JOãO. GAMES EM EDUCAçãO: COMO OS NATIVOS DIGITAIS APRENDEM. SãO PAULO: PEARSON PRENTICE HALL, 2010.

PAIVA, LARIANA GONçALVES DE. DO GIZ COLORIDO AO DATA SHOW: UMA CONEX@AODECONECT@D@. JUIZ DE FORA: UFJF, 2010.

PRIMO, ALEX. INTERAçãO MEDIADA POR COMPUTADOR: COMUNICAçãO, CIBERCULTURA, COGNIçãO. PORTO ALEGRE: SULINA, 2011.

RECUERO, R. REDES SOCIAIS NA INTERNET. PORTO ALEGRE: SULINA, 2009. (COLEçãO CIBERCULTURA).

_____. LEMOS, R. REDES SOCIAIS DIGITAIS A CONEXãO CONECTIVA DO TWITTER. SãO PAULO: PAULUS, 2010.

RIBEIRO, M. ; SANTOS, EDMéA OLIVEIRA . PESQUISA FORMAçãO MULTIRREFERENCIAL E COM OS COTIDIANOS NA CIBERCULTURA: TECENDO A METODOLOGIA COM UM RIGOR OUTRO. REVISTA DE EDUCAçãO PúBLICA, V. 25, P. 295-310, 2016.

SANTAELLA, LUCIA; ARANTES, PRISCILA (ORGS). ESTéTICAS TECNOLóGICAS: NOVOS MODOS DE SENTIR. SãO PAULO . EDUC, 2011.

SANTOS, EDMéA. PESQUISA-FORMAçãO NA CIBERCULTURA. SANTO TIRSO: WHITEBOOKS, 2014.

SANTOS. E. COUTO, E. PORTO, CRISTIANE. APP-LEARNING: EXPERIêNCIAS DE PESQUISA E FORMAçãO, SALVADOR: EDUFBA, 2016.

SANTOS, E (ORG). DIáRIO-ONLINE COMO DISPOSITIVO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.

SANTOS, E. PESQUISA-FORMAçãO NA CIBERCULTURA. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.

SANTOS, EDMéA OLIVEIRA; CARVALHO, FELIPE SILVA PONTE ; PIMENTEL, MARIANO . MEDIAçãO DOCENTE ONLINE PARA COLABORAçãO: NOTAS DE UMA PESQUISA-FORMAçãO NA CIBERCULTURA. ETD. EDUCAçãO TEMáTICA DIGITAL, V. 18, P. 23-42, 2016.

SANTOS, EDMéA OLIVEIRA; COLACIQUE, R. ; SILVA, F. . A AUTORIA VISUAL NA INTERNET: O QUE DIZEM OS MEMES?. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAçãO, V. 18, P. 135-157, 2016.

SANTOS, EDMéA. O.; SILVA, F. ; ROSSINI, T. . AUTORIA EM REDE: UMA PRáTICA PEDAGóGICA EMERGENTE. REVISTA DIáLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO), V. 15, P. 515-536, 2015.

SANTOS, EDMéA. O.; ROSSINI, T. . DESIGN-INTERATIVO ABERTO: UM DISPOSITIVO DA PESQUISA-FORMAçãO NA CIBERCULTURA. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), V. 13, P. 1-20, 2015.

SANTOS, EDMéA. O.; SANTOS, R. . PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIêNCIA DE PESQUISA-FORMAçãO MULTIRREFERENCIAL. REVISTA DA FAEEBA: EDUCAçãO E CONTEMPORANEIDADE, V. 24, P. 69-82, 2015.

SANTOS, EDMéA. O.. A MOBILIDADE CIBERCULTURAL: COTIDIANOS NA INTERFACE EDUCAçãO E COMUNICAçãO. REVISTA EM ABERTO - INEP, V. 28, P. 134-148, 2015.

SENNETT, R. O ARTíFICE.3. ED. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2009.

__________. A CORROSãO DO CARáTER: CONSEQUêNCIAS PESSOAIS DO TRABALHO NO NOVO CAPITALISMO. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2000.

SIBILIA, PAULA. O SHOW DO EU: A INTIMIDADE COMO ESPETáCULO. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 2008.

SILVA, MARCO. SALA DE AULA INTERATIVA. SãO PAULO: EDIçõES LOYOLA. 7 EDICAçãO, 2014.

_____. EDUCAçãO E CIBERCULTURA: O DESAFIO COMUNICACIONAL DO PROFESSOR PRESENCIAL E ONLINE. IN: REVISTA DA FAEEBA - EDUCAçãO E CONTEMPORANEIDADE. SALVADOR: EDITORA DA UNEB, V.12, N.20, P. 261-271, JUL/DEZ, 2003.

_____. INFOEXCLUSãO E ANALFABETISMO DIGITAL: DESAFIOS PARA A EDUCAçãO NA SOCIEDADE DA INFORMAçãO E NA CIBERCULTURA. IN: FREITAS, MARIA TERESA DE ASSUNçãO. CIBERCULTURA E FORMAçãO DE PROFESSORES. BELO HORIZONTE: AUTêNTICA EDITORA, 2009, P. 75-86.

______. EDUCAR EM NOSSO TEMPO: DESAFIOS DA TEORIA SOCIAL PóS-MODERNA. IN: MAFRA, LEILA DE ALVARENGA; TURA, MARIA DE LOURDES RANGEL (ORGS.). SOCIOLOGIA PARA EDUCADORES 2: O DEBATE SOCIOLóGICO DA EDUCAçãO NO SéCULO XX E AS PERSPECTIVAS ATUAIS. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2005,P. 167-192.

SOARES, CONCEIçãO; SANTOS, EDMéA. ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS PROCESSOS PEDAGóGICOS: USOS E IMPLICAçõES PARA OS CURRíCULOS. IN: ALVES, NILDA. LIBâNEO, JOSé CARLOS. TEMAS DE PEDAGOGIA: DIáLOGOS ENTRE DIDáTICA E CURRíCULO. SãO PAULO: EDITORA CORTEZ, 2012. (P. 308-330).

SOARES, CONCEIçãO; NOLASCO-SILVA, LEONARDO. DIFERENçA, IDENTIDADE E FICçãO: TECER CURRíCULOS EM REDES, NARRAR OS COTIDIANOS E INVENTAR O PRESENTE. IN: CURRíCULO SEM FRONTEIRAS, V. 15, N. 3, SET./DEZ. 2015, P. 588-598.

WEBER, ALINE ; SANTOS, EDMéA. O. . EDUCAçãO E CIBERCULTURA: APRENDIZAGEM UBíQUA NO CURRíCULO DA DISCIPLINA DIDáTICA. REVISTA DIáLOGO EDUCACIONAL (PUCPR), V. 13, P. 285-303, 2013.

_____. O CURRíCULO E O DIGITAL: EDUCAçãO PRESENCIAL E A DISTANCIA. DISSERTAçãO DE MESTRADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2002.

_____. O CURRíCULO EM REDE E O CIBERESPAçO COMO DESAFIO PARA A EAD IN: EDUCAçãO A DISTâNCIA: UMA NOVA CONCEPçãO DE APRENDIZADO E INTERATIVIDADE. SãO PAULO: FUTURA, 2003, P. 135-148.

_____. ARTICULAçãO DE SABERES NA EDUCAçãO ONLINE: POR UMA REDE INTERDISCIPLINAR E INTERATIVA DE CONHECIMENTOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. IN: SILVA, M. (ORG.). EDUCAçãO ONLINE. SãO PAULO: LOYOLA, 2003, P. 217-272.

_____.; OKADA, A. O DIáLOGO ENTRE A TEORIA E A EMPIRIA: MAPEANDO NOçõES SUBSUNçORAS, COM O USO DE SOFTWARE, UMA EXPERIêNCIA DE PESQUISA E DOCêNCIA EM EAD ONLINE. 2004. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.ABED.ORG.BR/CONGRESSO2004/POR/HTM/147-TC-D2.HTM. ACESSADO EM: 28.12.2013.

_____.EDUCAçãO ONLINE: CIBERCULTURA E PESQUISA-FORMAçãONAPRáTICADOCENTE.TESE DE DOUTORADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2005. ORIENTADOR PROF. DR. ROBERTO SIDNEY MACEDO.

_____.OS DOCENTES E SEUS LAPTOPS 2G: DESAFIOS DA CIBERCULTURA NA ERA DA MOBILIDADE IN: CHALLENGES - VI CONFERâNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAçãO, 2009, BRAGA - PT. ACTAS DA VI-VI CONFERêNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAçãO: APRENDIZAGEM (IN)FORMAL NA WEB SOCIAL. UNIVERSIDADE DO MINHO, 2009.

______. A INFORMáTICA NA EDUCAçãO ANTES E DEPOIS DA WEB 2.0: RELATOS DE UMA DOCENTE-PESQUISADORA. IN: RANGEL, MARY; FREIRE, WENDEL (ORGS.). ENSINO-APRENDIZAGEM E COMUNICAçãO. RIO DE JANEIRO: WAK EDITORA, 2010A, P. 107-127.

______. ENTREVISTA PARA O PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO. SéRIE CIBERCULTURA: O QUE MUDA NA EDUCAçãO. SANTOS, EDMéA (ORG). IN: HTTP://TVBRASIL.ORG.BR/SALTOPARAOFUTURO/ , 2011B.

______. EDUCAçãO ONLINE COMO UM FENôMENO DA CIBERCULTURA. IN: SILVA, M. ET AL. EDUCAçãO ONLINE: CENáRIOS, FORMAçãO E QUESTõES DIDáTICO-METODOLóGICAS. RIO DE JANEIRO: EDITORA WAK. 2010.

______. PROJETO DE PESQUISA ´A CIBERCULTURA NA ERA DAS REDES SOCIAIS E DA MOBILIDADE: NOVAS POTENCIALIDADES PARA A FORMAçãO DE PROFESSORES´. RIO DE JANEIRO: PROPED-UERJ, CNPQ, 2010B.

_____. AS IMAGENS E A EDUCAçãO ONLINE: CONVERGêNCIAS ENTRE O CINEMA E OS FóRUNS DE DISCUSSãO NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAçãO MULTIRREFERENCIAL. IN: BERINO, A; SOARES, C. (ORGS.). EDUCAçãO E IMAGENS: INSTITUIçõES ESCOLARES, MíDIAS E CONTEMPORANEIDADE. RIO DE JANEIRO: DP et A, 2010C, V. 1, P. 105-124.

_____.SANTOS, R. PENSANDO COM E SOBRE AS IMAGENS: UMA CONVERGêNCIA ENTRE CINEMA E BLOG NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAçãO MULTIRREFERENCIAL. IN: FREITAS, MARIA TERESA (ORG.). ESCOLA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CINEMA. JUIZ DE FORA: ED. UFJF, 2011, P 125-143.

______. A CIBERCULTURA E A EDUCAçãO EM TEMPOS DE MOBILIDADE E REDES SOCIAIS: CONVERSANDO COM OS COTIDIANOS. IN: FONTOURA, HELENA. SILVA, MARCO. (ORGS)PRáTICAS PEDAGóGICAS, LINGUAGEM E MíDIAS: DESAFIOS à PóS-GRADUAçãO EM EDUCAçãO EM SUAS MúLTIPLAS DIMENSõES. RIO DE JANEIRO: ANPED NACIONAL, 2011A. (PS. 74-98). ACESSADO EM 03-2012: HTTP://WWW.FE.UFRJ.BR/ANPEDINHA2011/EBOOKS.HTML