UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Didática: Organização do Trabalho Pedagógico
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15388
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
FEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A construção do campo da didática no processo de ensino-aprendizagem. Teorias educacionais e o contexto sócio-histórico, político, econômico e filosófico da prática pedagógica. Estruturantes da prática pedagógica: planejamento curricular e planejamento de ensino; métodos e técnicas de ensino; avaliação do ensino. Didática fundamental e didática crítica intercultural: implicações para o trabalho docente.

OBJETIVO(S):

Apresentar os principais fundamentos da didática; Refletir sobre as abordagens contemporâneas da didática e suas implicações para o trabalho docente; Promover análises críticas com relação aos processos de ensino-aprendizagem a partir do estudo teórico-prático sobre a didática.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 248, 23 dez. 1996.

CANDAU, V. M. (Org.). Didática Crítica Intercultural: Aproximações. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

__________ . Didática: Questões Contemporâneas. Rio de Janeiro: FormaetAção, 2009.

__________ . Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DPetA, 2000.

__________. A didática em questão. Petrópolis/RJ: Vozes, 1983.

LIBâNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBâNEO, J. C.; ALVES, N. Temas de Pedagogia: Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2013.

MARIN, A. J. (Coord.). Didática e Trabalho Docente. 2 ed. Araraquara, SP: JunqueiraetMarin, 2005.

MARIN, A. J et PIMENTA, S. G. (Orgs). Didática: Teoria e Pesquisa. 1 ed. Araraquara, SP: JunqueiraetMarin, 2015.

MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Currículo, conhecimento e cultura. Indagações sobre o currículo e Desenvolvimento Humano. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.