UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Infâncias II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15379
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Cultura infantil e cultura escolar. O atendimento educacional nos anos iniciais do ensino fundamental. Questões e tensões nas propostas curriculares e didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental. A organização do tempo e do espaço escolar: seriação/ multisseriação/ ciclos de aprendizagem; escola de tempo integral; homogeneização/diferenciação das práticas pedagógicas; ludicidade; fracasso escolar. Políticas Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento. Avaliação.

OBJETIVO(S):

Conhecer a produção teórica hegemônica no campo do Ensino Fundamental I e suas interlocuções com o currículo, propostas e práticas.


BIBLIOGRAFIA:

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano.Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

COELHO, L. M. (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis: Faperj, 2009

FETZNER, Andréa Rosana (Org.). Ciclos em revista: a aprendizagem em diálogo com as diferenças. v. 3. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993

GIMENO SACRISTáN, José; PéREZ GOMéZ, Angel Ignácio (Orgs.). Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KRUG, Andréa. Ciclos de formação: uma proposta transformadora. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.