UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF06-15373
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

Relações entre psicologia do ensino e da aprendizagem e as práticas educacionais. As novas tecnologias de informação e comunicação e suas implicações para o ensinar e o aprender. Discussões atuais acerca dos processos cognitivos e suas articulações com as práticas educacionais. Discussões contemporâneas sobre a aprendizagem e o ensino da lingua(gem) e suas implicações para os diversos letramentos. Aspectos psicopedagógicos do ensino e da aprendizagem de língua materna, matemática, entre outras. Corpo/corporeidades e subjetividades. Estudos das deficiências. Laboratório Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Discussão de situações de inclusão escolar a partir de experiências discentes; análise de possíveis aproximações entre os conteúdos da disciplina com experiências docentes/discentes.

OBJETIVO(S):

Favorecer a reflexão acerca das questões referentes ao ensino e à aprendizagem. Analisar as possibilidades e os efeitos da relação com as novas tecnologias de informação e comunicação. Discutir teorias contemporâneas sobre os processos cognitivos. Apresentar e discutir os estudos sobre o desenvolvimento das diferentes linguagens no âmbito das práticas educativas. Estudar as contribuições das ciências humanas para o campo das deficiências. Promover a articulação entre as bases teórico conceituais e os modos como estas são incorporadas a diferentes contextos. Laboratório Psicologia do Ensino e da Aprendizagem: discussão de situações de inclusão escolar a partir de experiências discentes; análise de possíveis aproximações entre os conteúdos da disciplina com experiências docentes/discentes.


BIBLIOGRAFIA:

ASBAHR, F. A PESQUISA SOBRE A ATIVIDADE PEDAGóGICA: CONTRIBUIçõES DA TEORIA DA ATIVIDADE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO. MAIO /JUN /JUL /AGO, Nº29, 2005, P.108-118. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.SCIELO.BR/PDF/RBEDU/N29/N29A09

BANNELL, RALPH I. ET AL. EDUCAçãO NO SéCULO XXI: COGNIçãO, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS. PETRóPOLIS, VOZES, 2016.

COLL, CESAR ET AL. O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA. SãO PAULO: áTICA, 2006.

COLL, C., PALACIOS, J., MARCHESI, A. DESENVOLVIMENTO PSICOLóGICO E EDUCAçãO. VOL.II. PORTO ALEGRE: ARTMED,1995.

DINIZ, D. O QUE é DEFICIêNCIA? SãO PAULO: BRASILIENSE, 2007.

FERREIRA, A. J. LETRAMENTO RACIAL CRíTICO ATRAVéS DE NARRATIVAS AUTOBIOGRáFICAS: COM ATIVIDADES REFLEXIVAS. 1. ED. PONTA GROSSA: ESTúDIO TEXTO, 2015. V. 1.

GALUSH, M. T; SFORNI, M. S. APRENDIZAGEM CONCEITUAL E APROPRIAçãO DA LINGUAGEM ESCRITA: CONTRIBUIçõES DA TEORIA HISTóRICO-CULTURAL1 EST. AVAL. EDUC., SãO PAULO, V. 20, N. 42, P. 111-124, JAN./ABR. 2009. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.FCC.ORG.BR/PESQUISA/PUBLICACOES/EAE/ARQUIVOS/1470/1470.PDF

KLEIMAN, A. OS SIGNIFICADOS DO LETRAMENTO. CAMPINAS: MERCADO DAS LETRAS, 1995.

LERNER, D.; SADOVSKY, P. CAPíTULO 5: O SISTEMA DE NUMERAçãO: UM PROBLEMA DIDáTICO. IN CECILIA PARRA E

IRMA SAIZ (ORGS) DIDáTICA DA MATEMáTICA: REFLEXõES PSICOPEDAGóGICAS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2001, P. 73-155.

MORAES, M.; MARTINS, B. S.; FONTES, F.; MASCARENHAS, L. T. DEFICIêNCIA EM QUESTãO: PARA UMA CRISE DA NORMALIDADE. RIO DE JANEIRO: NAU, 2017.

NUNES, T.; BRYANT, P. CRIANçAS FAZENDO MATEMáTICA. PORTO ALEGRE: ARTES MéDICAS, 1997.

RUFINO, L. O QUE PODE ELEGBARA? FILOSOFIAS DO CORPO E SABEDORIAS DE FRESTA. VOLUNTAS, SANTA MARIA, V.10, P.65-82, SET.2019. DISPONíVEL EM: HTTPS://PERIODICOS.UFSM.BR/VOLUNTAS/ARTICLE/VIEW/39951

SIBILIA, P. DO CONFINAMENTO à CONEXãO: AS REDES INFILTRAM E SUBVERTEM OS MUROS ESCOLARES. IN: CASTRO, PAULO A. (ORG.) INOVAçãO, CIêNCIA E TECNOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE. [LIVRO ELETRôNICO] CAPINA GRANDE: EDITORA REALIZE, P. 21-48, 2015. DISPONíVEL EM: HTTP://EDITORAREALIZE.COM.BR/REVISTAS/EBOOK_CONEDU/TRABALHOS/EBOOK_CONEDU.PDF

SOARES, M. LETRAMENTO E ALFABETIZAçãO: AS MUITAS FACETAS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO. JAN/FEV/MAR/ABR, Nº25, 2004, P.5-17.

VALLE, J. W. E CONNOR, D. RESSIGNIFICANDO A DEFICIêNCIA: DA ABORDAGEM SOCIAL àS PRáTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA. (TRADUçãO DE FERNANDO S. RODRIGUES). PORTO ALEGRE: AMGH, 2014.