UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: A Formação do(a) Professor(a) e do(a) Pedagogo(a) no Brasil
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15370
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

História da formação do professor(a)/pedagogo(a) no Brasil. Contextos de formação do professor(a)/pedagogo(a) e seus projetos identitários: propostas, dilemas, tensões. Campo de atuação do professor(a)/pedagogo(a) no Brasil. Análise das políticas para formação inicial e continuada de professores(as)/pedagogos(as).

OBJETIVO(S):

- Examinar, numa perspectiva histórica, os processos de construção da profissão docente no Brasil, contemplando os aspectos relacionados aos modos de formação, acesso e permanência no ofício, em diferentes temporalidades e modalidades de ensino;

- Conhecer as políticas curriculares para a formação do professor(a)/pedagogo(a), refletindo sobre a problemática da identidade do professor(a)/pedagogo(a);

- Analisar as tensões e dilemas que envolvem as concepções de formação do professor(a)/pedagogo(a) no contexto educacional brasileiro;

- Conhecer os espaços de atuação do professor(a)/pedagogo(a) nos diferentes sistemas educacionais brasileiros.




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