UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação I: A Historicidade dos Processos Educativos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15367
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Conceitos fundamentais de História, memória e educação. Historiografia da educação, fontes e periodização. A educação e os ideais de formação humana na Antiguidade Clássica. Saberes e aprendizagem em diferentes continentes e contextos históricos. Da cultura material e oral ao suporte da cultura escrita. Sociedade, educação e cultura: da Alta à Baixa Idade Média. Igrejas e conformação da vida social. Universidades: surgimento e diferentes modelos em variados territórios.

OBJETIVO(S):

- Refletir acerca da produção de conhecimento em História da Educação e seus aspectos teórico-metodológicos;

- Identificar a História da Educação como campo de pesquisa e de ensino;

- Compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares;

- Analisar concepções, práticas e projetos educativos nos períodos estudados, observando a dinâmica de continuidades e descontinuidades;

- Analisar a participação de diferentes atores e agências sociais nos processos educacionais;

- Oferecer subsídios para pesquisa em História da Educação.

Atividade de campo de levantamento, visitas de observação, investigação e análise histórica dos campos de atuação do pedagogo.




BIBLIOGRAFIA:

ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma única história. TED, 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt-br. Acesso em 31 de março de 2017.

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 2. ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ALBERTI, Verena. Ouvir e Contar. Textos em História Oral. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004.

BAKOS, Margaret Marchiori. Família e escritas: reflexões sobre o ensino no Antigo Egito. Revista Phoînix, Rio de Janeiro, v.5, p.211-228, 1999.

BARROS, A. Martins. Breves notas ao ensino de História da Educação. Rio de Janeiro: e-papers, 2003.

BLOCH, Marc. Apologia da história. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRANDãO, Carlos. O que é educação? São Paulo: Editora Brasiliense, 2007

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

CAMBIANO, Giuseppe. Torna-se homem. In: VERNANT, Jean-Pierre (org.). O homem grego. Lisboa: Editorial Presença, 1994.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GOODY, Jack. A invenção da antiguidade. In: _____. O roubo da história. Como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Contexto, 2013.

LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. São Paulo: Brasilense, 1988.

LIBâNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação et Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out. 2006.

López Austin, Alfredo (1996), ´La enseñanza escolar entre los mexicas´. In: Mílada Bazant (org.). Ideas, valores y tradiciones. Ensayos sobre historia de la educación en México. México, El Colegio Mexiquense, pp. 27-40.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVãO, Ana Maria. História da educação. Rio de Janeiro: DPetA, 2001.

MACEDO, J.R. A mulher na idade média. São Paulo: Contexto, 1990.

MANACORDA, Mario. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1989.

MELO, José Joaquim Pereira. O Império Asteca e as escolas para a formação de guerreiros e sacerdotes. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande, n.23, jan./jun., 2007. p.149-160.

NUNES, Clarice. Caminhos da historiografia da educação: algumas reflexões. In: MENDONçA, Ana Waleska Campos Pollo et al.(Orgs.).História da Educação: desafios teóricos e empíricos. Niterói, Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009.

NUNES, Clarice. Memória e história da educação: entre práticas e representações. Educação em Foco, vol 7, nº2, set/fev. 2002-2003.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, 1989, p.3-15.

VEIGA, Cynthia. História da educação. São Paulo: ática, 2007.

VERGER, Jacques. Cultura, Ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: EDUSC, 2001.

VERGER, Jacques. Homens e saber na Idade Média. Bauru: EDUSC, 1999.

VEYNE, P. Do ventre materno ao testamento. In: ARIES, P. e DUBY, G. História da vida privada. Vol 1. São Paulo, Cia. das Letras, 1991, p.23-43.

FARIA FILHO, L.; VIDAL, D. G. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo e sua configuração atual. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, 2003.