UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Pesquisa em Educação Matemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15337
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A profissionalização do professor de matemática; A necessidade de uma teoria da Educação Matemática; Os saberes docentes; O estudo do currículo (de Matemática) como estratégia de ação educativa; Educação Matemática da Educação Infantil ao Ensino Médio. Educação Matemática em escolas diferenciadas. Educação Matemática para jovens e adultos. Alfabetização matemática. O ensino de Matemática na perspectiva dos documentos oficiais: Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Educação Matemática Crítica. Jogos educativos e soluções de situações problema como estratégia e como meta de ensino.

OBJETIVO(S):

- Compreender a Licenciatura em Matemática como uma área específica das Ciências Humanas;

- Identificar os saberes necessários para o ensino de Matemática;

- Elaborar práticas de Educação Matemática em contextos variados;

- Analisar as orientações dos documentos oficiais para o ensino de Matemática;

- Repensar a Educação Matemática numa perspectiva crítica;

- Empregar os princípios da Educação Matemática Crítica na análise de pesquisas e recursos didáticos.




BIBLIOGRAFIA:

1. BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. SciELO-Ed. UNESP, 2010.

2. ________Ensino de matemática e educação matemática: algumas considerações sobre seus significados. Bolema, Rio Claro, n. 13, p. 1-11, 1999.

3. CORDEIRO, D. M. F. Manual de Redação Matemática. SBM, 2014.

4. D´AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997.

5. SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2014.

6. FONSECA, Maria da C. F.R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. São Paulo: Autêntica, 2007.

7. MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2010.

8. POLYA, G. A arte de resolver problemas. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

9. PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em Matemática: o professor e o desenvolvimento curricular, 2005.