UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: História e Filosofia da Matemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15335
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A evolução de alguns conceitos matemáticos que causaram impacto no desenvolvimento da história; Origens da matemática. Os Sistemas de Numeração. A Matemática Babilônica, Egípcia, Grega e árabe-Hindu-Chinesa. Transição para a Europa ocidental. Introdução de métodos algébricos na Geometria, Descartes e a Geometria Analítica. Origens e desenvolvimento do Cálculo Diferencial. As Estruturas Algébricas. O surgimento das geometrias não-euclidianas. A passagem do Cálculo para a Análise. A construção dos números reais e do infinito atual. Filosofias da Matemática nos séculos XIX e XX: logicismo, formalismo e intuicionismo. Concepções, práticas e ressignificações; Aspectos historiográficos da Matemática; O desenvolvimento do conhecimento matemático inserido num contexto sociológico, cultural e histórico; Interpretações, redizeres, autorias: crítica histórica; História e Educação Matemática: concepções e práticas.

OBJETIVO(S):

Compreender a História da Matemática como construção humana, que se desenvolve por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas. Entender as condições históricas e sociais nas quais os principais conceitos da matemática foram desenvolvidos. Estudar tópicos importantes da matemática compreendendo como, quando e sob que condições sociais foram criadas e desenvolvidas.

PRÉ-REQUISITO 1:

FEBF09-15303 Cálculo I
 
BIBLIOGRAFIA:

1. C.B. BOYER. História da Matemática. Editora Edgard Blucher, São Paulo, 1974.

2. H. EVES. Introudução à História da Matemática. UNICAMP, Campinas, 1995.

3. A. AABOE. Episódios da história antiga da matemática. Rio de Janeiro: SBM, 1984.

4. B.J. CARAçA. Conceitos Fundamentais da Matemática; Ed. Lisboa.

5. G.G. GARBI. O Romance das Equações Algébricas. Livraria da Física, São Paulo, 2007.

6. BICUDO, Irineu. Sobre a História da Matemática. Bolema, Rio Claro, Especial n. 2, p. 7-25, 1992.

7. CHALMERS, A.F. O que é Ciência Afinal? Brasiliense, São Paulo, 1993.

8. D´AMBROSIO, Ubiratan. Reflexões sobre História, filosofia e Matemática. Bolema, Rio Claro, Especial n. 2, p. 42-60, 1992.

9. _______. História da Matemática e Educação. Cadernos CEDES. Campinas, n. 40, 1. ed. p. 7-17. 1996.

10. DIAS, André Luís Mattedi. Matemática no Brasil: Um Estudo da Trajetória da Historiografia. Revista Brasileira de História da Matemática. Rio Claro, v. 2, n. 4, out. 2002 - mar. 2003, pp. 169-195.

11. ______. Uma crítica aos fundamentos do ensino autoritário e reprodutivo da matemática. Salvador: Faculdade de Educação - UFBA, 1994 (Dissertação de Mestrado).

12. DIEUDONNé, Jean. A formação da Matemática contemporânea. Dom Quixote, Lisboa, 1990. pp. 19-41.

13. DOMINGUES, Hygino H. A demonstração ao Longo dos Séculos. Bolema, Rio Claro, ano 15, n.18, p. 55-67, 2002.

14. EUCLIDES. Os Elementos. Rio Claro: Editora da UNESP, 2010.

15. GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. História Oral e Educação matemática: de um inventário a uma regulação. Zetetiké. Campinas, v.11, n.19, p. 9-48, 2003.

16. GARBI, Gilberto. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

17. IFRAH, Georges. Os números: História universal dos algarismos. Tradução: Alberto Munõz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

18. JARDINETTI, José Roberto Boettger. A função metodológica de história para elaboração e execução de procedimentos de ensino da matemática. Bolema. Rio Claro, ano 9, n. 10, p. 75-82, 1994.

19. MENEGUETTI, Renata; BICUDO, Irineu. O que a História do Desenvolvimento do Cálculo pode nos ensinar quando questionamos o Saber Matemático, seu Ensino e seus Fundamentos. Revista Brasileira de História da Matemática. Rio Claro, v. 2, n. 3, abril 2002, pp. 103-117.

20. OTTE, Michael. Concepção de História da Matemática. Bolema. Rio Claro, Especial n. 2, p. 104-119, 1992.

21. SILVA, Clóvis Pereira da. Sobre a História da Matemática no Brasil. Bolema, Rio Claro, Especial n. 2, p.61-83, 1992.

22. STRUIK, D.J. História concisa das matemáticas. (1.ed.1948) Trad. João C. S. Guerreiro. 4.ed. Lisboa: Gradiva, 1997.

23. WEIL, André. História da Matemática: Por que e Como. Matemática Universitária. São Paulo, n. 13, junho, p.17-30, 1991.