UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Tendências da Educação Matemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15331
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A Educação Matemática como ciência humana com vasto campo para pesquisa. Identificação e reflexão sobre as principais tendências em Educação Matemática. A Etnomatemática; A modelagem matemática; A resolução de problemas; Formação de professores; Psicologia aplicada à Educação Matemática; Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação Matemática; Filosofia da Educação Matemática; Sociologia da Educação Matemática; História da Matemática e da Educação Matemática. Componentes de um projeto de pesquisa; Metodologias de pesquisa; Pesquisa e delimitação do objeto de estudo; Elaboração de projetos de pesquisa em Educação Matemática.

OBJETIVO(S):

- Analisar criticamente as tendências atuais em Educação Matemática, abordando questões relacionadas ao desenvolvimento da Educação Matemática;

- Refletir os conceitos e estudos sobre a Etnomatemática e sua relação com o ensino de Matemática em sala de aula; - Esboçar a História da Matemática, estabelecendo relação com o surgimento das teorias do conhecimento, de currículo e da Educação Matemática;

- Perceber a importância da Modelagem Matemática e dos Jogos Educativos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos em sala de aula;

- Diferenciar as tendências Etnomatemática e Modelagem Matemática;

- Reconhecer a Resolução de Situações-problema como possibilidade para o desenvolvimento do raciocínio lógico e maior envolvimento com a Matemática;

- Repensar a Educação Matemática numa perspectiva crítica; - Estabelecer relações entre as tendências em Educação Matemáticas, criando exemplos práticos para serem aplicados em sala de aula;

- Discutir a diferença entre Investigação Matemática e Mídias Tecnológicas em sala de aula;

- Rever o conceito de currículo escolar a partir da distinção entre concepções modernas e concepções críticas da Matemática.




BIBLIOGRAFIA:

1. ARAUJO, J. L., BORBA, M. C. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

2. BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

3. BORBA, M.C., PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

4. BICUDO, M. A.V., GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

5. D´AMBRóSIO, B. S. Formação de professores de Matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições. v. 4 n. 1 [10] março de 1993.

6. D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

7. DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: ática, 1989.

8. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

9. LüDKE, M, ANDRé, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 2003.

10. MOYSéS, L. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.

11. POLYA, G. A arte de resolver problemas: um enfoque do método matemático. Tradução e adaptação: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1994.

12. SANTOS, A. R. Metodologia científica - a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DPetA Editora, 1999.