UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Geometria e Desenho Geométrico I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15300
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Conceito de congruência a partir de transformações geométricas (translações), congruência de figuras planas; Teorema do ângulo externo, desigualdade triangular, condições de existência de um triângulo; O Teorema das paralelas e suas aplicações; Lei Angular de Tales; Conceito de semelhança a partir de transformações geométricas, semelhança de figuras planas, semelhança de polígonos; Teorema de Pitágoras, relações métricas do triângulo retângulo; Teorema de Tales e suas aplicações.

OBJETIVO(S):

Trabalhar com os alunos, através da resolução de problemas, os conceitos geométricos. Explorar recursos didáticos que ajudem a preparar o futuro professor para a sua atuação em sala de aula.


BIBLIOGRAFIA:

1. L. A. TINOCO. Geometria Euclidiana por Meio da Resolução de Problemas. Pró- Ciências / CAPES / FAPERJ / UFRJ, Rio de Janeiro, 1999.

2. A. M. KALEFF, D. M. REI et S. S. GARCIA. Quebra-Cabeças Geométricos e Formas Planas. EDUFF, Niterói, 1997.

3. E. WAGNER, EDUARDO. Construções Geométricas. SBM / IMPA / VITAE, Rio de Janeiro, 1991.

4. E. L. LIMA. Medida e Forma em Geometria. SBM / IMPA / VITAE, Rio de Janeiro, 1991.

5. J. L. M. BARBOSA. Geometria Euclidiana Plana. SBM, Rio de Janeiro, 1985.

6. C. S. SOUZA. Construções Geométricas, CEDERJ, Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro, 2004.

7. MACHADO, E. J. C; BORTOLOSSI, H. J.; JUNIOR, R.V. A. ´Explorando geometria 2D e 3D na escola básica com o software gratuito Geogebra para smartphones e tablets´. SBM. Rio de Janeiro, 2019.