UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: Gestão Estratégica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCEE02-15077
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCEE - Engenharia de Produção (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

HISTóRICO E DEFINIçãO DE ESTRATéGIA; OS TRêS NíVEIS DO PLANEJAMENTO ESTRATéGICO; MODELOS CLáSSICOS PARA A FORMULAçãO DE ESTRATéGIA: ANáLISE SWOT, POSICIONAMENTO COMPETITIVO; TéCNICAS ANALíTICAS PARA DEFINIçãO DE ESTRATéGIAS COMPETITIVAS E A CADEIA DE VALORES.

OBJETIVO(S):

AO FINAL DO PERíODO, O ALUNO DEVERá SER CAPAZ DE CONHECER OS CONCEITOS DAS ESCOLAS DE PLANEJAMENTO ESTRATéGICOS CLáSSICO E CONTEMPORâNEO, COM SUAS RESPECTIVAS METODOLOGIAS E MODELOS PARA FORMULAçãO, IMPLEMENTAçãO E GESTãO ESTRATéGICA DE EMPRESAS. UTILIZAR AS METODOLOGIAS APRESENTADAS, ESTANDO APTO PARA A ELABORAçãO SIMPLIFICADA DE ANáLISES AMBIENTAIS E DE CONCORRêNCIA, IDENTIFICAçãO DE ATIVIDADES, PROCESSOS E RECURSOS DE CRIAçãO DE VALOR E VANTAGENS COMPETITIVAS, E PROPOSIçãO DE SISTEMAS DE GESTãO ESTRATéGICAS.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCEE02-15063 Organização Industrial para a Engenharia
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-16186 Gestao Estrategica
 
BIBLIOGRAFIA:

BIBLIOGRAFIA BáSICA:

1) BETHLEM, AGRíCOLA DE SOUZA. ESTRATéGIA EMPRESARIAL: CONCEITOS, PROCESSO E ADMINISTRAçãO ESTRATéGICA. SãO PAULO: ATLAS, 2002.

2) KAPLAN, ROBERT S. E NORTON, DAVID P. A ESTRATéGIA EM AçãO: BALANCED SCORECARD. 8. ED. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1997.

3) MINTZBERG, HENRY. SAFáRI DE ESTRATéGIA: UM ROTEIRO PELA SELVA DO PLANEJAMENTO ESTRATéGICO. PORTO ALEGRE : BOOKMAN, 2000.

4) PORTER, MICHAEL E. ESTRATéGIA COMPETITIVA: TéCNICAS PARA ANáLISE DE INDúSTRIAS E DA CONCORRêNCIA. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1986.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

1) ROGERS, DAVID L. TRANSFORMAçãO DIGITAL: REPENSANDO O SEU NEGóCIO PARA A ERA DIGITAL. TRADUçãO AFONSO C. C. SERRA. SP: AUTENTICA BUSINESS, 2017.

2) SURDAK, C. A REVOLUçãO DIGITAL: OS 12 SEGREDOS PARA PROSPERAR NA ERA DA TECNOLOGIA: O QUE é O PENSAMENTO JERK E COMO ELE ESTá MOLDANDO O FUTURO.TRADUçãO LEONARDO ABRAMOWICZ SãO PAULO DVS EDITORA, 2018.