UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE METALURGIA
DISCIPLINA: Metalurgia Física I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCEE04-15027
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCEE - Engenharia de Materiais (versão 2)
FCEE - Engenharia Metalúrgica (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

SOLUçõES SóLIDAS. DIAGRAMAS DE EQUILíBRIOet#894; EQUILíBRIO ENTRE FRASESet#894; DIAGRAMA DE EQUILíBRIO FEC: EFEITO DO AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO NAS TRANSFORMAçõES, DECOMPOSIçãO DA AUSTENITA, EFEITOS DOS ELEMENTOS DE LIGA NO SISTEMA FECet#894; INCLUSõES NãO METáLICASet#894; FERRITA, PERLITA E BAINITAet#894; CURVAS TTTet#894; FORMAçãO DA PERLITAet#894; TRANSFORMAçãO MARTENSíTICAet#894; TRANSFORMAçãO BAINíTICAet#894; AçOS REVENIDOSet#894; AçOS FERRAMENTAet#894; AçOS INOXIDáVEISet#894; FERROS FUNDIDOS.

OBJETIVO(S):

AO FINAL DO CURSO O ALUNO DEVERá SER CAPAZ DE:

1) COMPREENDER CONCEITOS FUNDAMENTAIS à METALURGIA FíSICA DO METAIS NãO FERROSOS.

2) APLICAR CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE METALURGIA FíSICA DOS METAIS NãO FERROSOS.

3) CONHECER OS DIAGRAMAS DE TRANSFORMAçõES DE FASES BEM COMO ENTENDER O DESENVOLVIMENTO MICROESTRUTURAL DOS METAIS NãO FERROSOS.

4) COMPREENDER A CORRELAçãO ENTRE MICROESTRUTURAS E PROPRIEDADES MEC NICAS DOS NãO FERROSOS.



PRÉ-REQUISITO 1:

FCEE03-14971 Ciência dos Materiais
PRÉ-REQUISITO 2:

FCEE04-14968 Química Inorgânica
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-16116 Materiais Metalicos I
 
BIBLIOGRAFIA:

1) CHIAVERINI, V. AçOS E FERROS FUNDIDOS. SãO PAULO, SP: ABM, 2012.

2) NOVIKOV, I. TEORIA DOS TRATAMENTOS TéRMICOS DOS METAIS. RIO DE JANEIRO, RJ: UFRJ, 1997.

3) HONEYCOMBE, R. W. K. AçOS, MICROESTRUTURAS E PROPRIEDADES. LISBOA, PT: FUNDAçãO CALOUSTE GULBENKIAN, 1982.

4) HILL, R. E. R. PRINCíPIOS DA METALURGIA FíSICA. RIO DE JANEIRO, RJ: GUANABARA DOIS, 1982.