UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: Cálculo IV
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCEE02-14980
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCEE - Engenharia de Materiais (versão 2)
FCEE - Engenharia de Produção (versão 2)
FCEE - Engenharia Metalúrgica (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

EQUAçõES DIFERENCIAIS DE 1ª ORDEM: DEFINIçãO DE EQUAçãO DIFERENCIAL, CLASSIFICAçãO DAS EQUAçõES DIFERENCIAIS. EDO DE 1ª ORDEM E MéTODOS DE RESOLUçãO: EQUAçõES SEPARáVEIS, EQUAçõES EXATAS. MODELAGEM COM EDO DE 1ª ORDEM. APROXIMAçõES PELO MéTODO DE EULER. TEOREMA DE EXISTêNCIA E UNICIDADE. EQUAçõES DIFERENCIAIS DE 2ª ORDEM: EQUAçõES LINEARES DE 2ª ORDEM, EQUAçõES LINEARES NãOHOMOGêNEAS. APLICAçõESet#894; TRANSFORMADA DE LAPLACE: DEFINIçãO DA TRANSFORMADA DE LAPLACE, TRANSFORMADA INVERSA, APLICAçõES E PROBLEMAS DE VALORES INICIAISet#894; INTRODUçãO àS EQUAçõES DIFERENCIAIS PARCIAIS: EQUAçõES DIFERENCIAIS PARCIAIS DE 2ª ORDEM. CLASSIFICAçãO: PARABóLICAS, ELíPTICAS E HIPERBóLICAS. EQUAçãO DO CALOR, EQUAçãO DA ONDA, EQUAçãO DE LAPLACE.

OBJETIVO(S):

CAPACITAR O ALUNO A RESOLVER DIVERSOS TIPOS DE EQUAçõES DIFERENCIAS.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCEE02-14987 Cálculo III
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-16154 Calculo Diferencial e Integral III
UEZO01-16201 Calculo Diferencial e Integral III
 
BIBLIOGRAFIA:

BIBLIOGRAFIA BáSICA:

1) BOYCE, W. E.et#894; DIPRIMA, R. C. EQUAçõES DIFERENCIAIS ELEMENTARES E PROBLEMAS DE VALORES DE CONTORNO. 8. ED. RIO DE JANEIRO, RJ: LTC, 2006.

2) STEWART, J. CáLCULO. 9.ED. SãO PAULO, SP: CENGAGE LEARNING, 2021. V. 2.

3) BRONSON, R.et#894; COSTA, G. B. EQUAçõES DIFERENCIAIS. 3. ED. PORTO ALEGRE, RS: BOOKMAN, 2008.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

1) IóRIO, V. D. EDP: UM CURSO DE GRADUAçãO. RIO DE JANEIRO, RJ: IMPA, 2016.