UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
DISCIPLINA: Educação Ambiental
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCBS01-14937
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Gestão Ambiental
Eletiva DefinidaFCBS - Ciências Biológicas (versão 2)
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Biotecnologia e Produção
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Gestão Ambiental

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

VISãO GERAL SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS. NOçõES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, DEBATE E DESENVOLVIMENTO DE POSTURAS E PRINCíPIOS DE EDUCAçãO AMBIENTAL. PRáTICA NA ELABORAçãO DE PROJETOS DE EDUCAçãO AMBIENTAL. A RELAçãO SER HUMANO-NATUREZA E AS RELAçõES SOCIAIS. A RESPONSABILIDADE SOCIAL SOBRE AS MUDANçAS GLOBAIS. EVOLUçãO HISTóRICA, BASES CONCEITUAIS E PRáTICAS DA EDUCAçãO AMBIENTAL. EDUCAçãO AMBIENTAL FORMAL E NãO FORMAL. A BIODIVERSIDADE SóCIO-AMBIENTAL. HISTóRICO DA EDUCAçãO AMBIENTAL. POLíTICA NACIONAL DE EDUCAçãO AMBIENTAL. SUBSíDIOS PARA A PRáTICA DA EDUCAçãO AMBIENTAL. A CRISE AMBIENTAL NO FINAL DO SéCULO XX. AS PROPOSTAS PARA SUPERAçãO DA CRISE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTáVEL E EDUCAçãO AMBIENTAL. A LEGISLAçãO DE EDUCAçãO AMBIENTAL NA POLíTICA EDUCACIONAL. A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAçãO AMBIENTAL. ESTUDO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE AFETAM O PLANETA. CONSUMO E MEIO AMBIENTE. AGENDA 21

OBJETIVO(S):

DESENVOLVER POSTURAS E PRINCíPIOS RELACIONADOS à EDUCAçãO AMBIENTAL.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCBS01-14883 Ecologia Básica
TRAVA:

80 créditos (Ciências Biológicas - versão 2)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-15932 Educação Ambiental
 
BIBLIOGRAFIA:

- CUéLLAR, J. P. (ORG.). NOSSA DIVERSIDADE CRIADORA: RELATóRIO DA COMISSãO MUNDIAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO. SP: PAPIRUS UNESCO, 1997.

- CRESPO, S. O QUE O BRASILEIRO PENSA SOBRE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE? BRASíLIA/RIO DE JANEIRO, MMA/MAST/ISER, 1997.

- MEDINA, N. M. EDUCAçãO AMBIENTAL. PETRóPOLIS RJ: VOZES, 2002.

- DIAZ, A. P. EDUCAçãO AMBIENTAL: COMO PROJETO. PORTO ALEGRE RS: ARTMED, 2002.

- SATO, M. EDUCAçãO AMBIENTAL. SãO PAULO: INTERTOXRIMA, 2004.

- SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE. CONCEITO PARA SE FAZER EDUCAçãO AMBIENTAL. SãO PAULO: SECRETARIA, 1997.

- SERRANO, C. A EDUCAçãO PELAS PEDRAS: ECOTURISMO E EDUCAçãO AMBIENTAL. SãO PAULO SP: CHRONOS, 2000.