UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
DISCIPLINA: Química Geral
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCBS01-14817
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCBS - Ciências Biológicas (versão 2)
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Biotecnologia e Produção
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Gestão Ambiental

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

NORMAS DE SEGURANçA EM LABORATóRIO DE QUíMICA. MANUSEIO DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS BáSICOS DE LABORATóRIO QUíMICO. TEORIA ATôMICA. CLASSIFICAçãO PERIóDICA DOS ELEMENTOS QUíMICOS. LIGAçõES QUíMICAS. GEOMETRIA MOLECULAR; REAçõES QUíMICAS. ESTEQUIOMETRIA DAS REAçõES. LEI DA AçãO DAS MASSAS. SOLUçõES. UNIDADES DE CONCENTRAçãO DE SOLUçõES.

OBJETIVO(S):

ESTUDAR OS CONCEITOS DE ATOMíSTICA QUE INFLUENCIAM AS PROPRIEDADES DA MATéRIA, TRANSFORMAçõES FíSICAS E QUíMICAS, DISCUTINDO AS LIGAçõES QUíMICAS E AS INTERAçõES ENTRE MOLéCULAS, POLARIDADE E SOLUBILIDADE DAS PRINCIPAIS FUNçõES INORGâNICAS, ASSIM COMO ABORDAR OS CONCEITO áCIDO/BASE, CONCENTRAçãO E DILUIçãO DE SOLUçõES, DESENVOLVENDO HABILIDADES PRáTICAS EM LABORATóRIO QUíMICO.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCEE01-15676 Química Geral
UEZO01-15905 Quimica Geral
 
BIBLIOGRAFIA:

BRADY, J. E. et HUMISTON, G. E. QUíMICA GERAL. RIO DE JANEIRO: LIVROS TéCNICOS E CIENTíFICOS, 2008. V. 1.

KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. M.et WEAVER, G.C. QUíMICA GERAL E REAçõES QUíMICAS. 6ª ED. SãO PAULO: CENGAGE LEARNING, 2009. V. 1.

MASTERTON, W. L.; SLOWINSKI, E. J. et STANISTSKI, C. L. PRINCíPIOS DE

QUíMICA. 6ª ED. RIO DE JANEIRO: LTC. 1990.

ATKINS, P. W; JONES, L. PRINCíPIOS DE QUíMICA: QUESTIONANDO A VIDA MODERNA E O MEIO AMBIENTE. 3ª ED.PORTO ALEGRE: BOOKMAN, 2006.

BROWN, THEODORE L. ET AL. QUíMICA: A CIêNCIA CENTRAL. 9ª ED. SãO PAULO: PEARSON PRENTICE HALL, 2005.