UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO PARA CEDERJ/UERJ
DISCIPLINA: Educação Ambiental
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: UFRJ01-14580
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Norte X Sul, um debate recorrente e necessário. Uma crise ambiental, uma crise civilizacional. Um novo paradigma, a sustentabilidade. Reorientação da educação como respaldo para o desenvolvimento sustentável. Mudança de hábitos de consumo e de produção. ética, cultura e equidade: sustentabilidade como imperativo.

OBJETIVO(S):

Formar educadores com a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais, suas causas, efeitos e inter-relações e reflexão sobre valores sociais, atitudes e aptidões práticas possibilitando assim a participação de forma responsável no trabalho de encaminhar problemas e/ou conflitos ambientais. Proporciona ao aluno a reflexão sobre as questões ambientais, reconhecendo nelas a capacidade de intervenção humana de modo a repensar a relação homem x ambiente.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa parâmetros em ação, meio ambiente na escola: guia para atividades em sala de aula. Brasília: MEC/SEF, 2001.

Bibliografia Complementar:

BRITO, M. C. W. Unidades de conservação: intenções e resultados. 2a. ed. São Paulo: Annablume Fapesp, 2003.

DIAS, Genebaldo Freire. Elementos de ecologia urbana e sua estrutura ecossistêmica. Brasília: IBAMA, 1997.

48p. (Série Meio Ambiente em Debate; 18).

REICHHOLF, J.H. Breve histórico da natureza no último milênio. São Paulo Ed. SENAC-SP INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE DOS RECURSOS NATURAIS RENOVáVEIS. Como o Ibama exerce a educação ambiental/

CGEA. Brasília: IBAMA, 2005.