UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Ensino de Ciências, Direitos Humanos e Diversidades
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FIS02-14579
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Igualdade e Diferença; Direitos Humanos e suas violações mais freqüentes; movimentos sociais e a construção de um currículo contra-hegemônico; Educação em Direitos Humanos nas disciplinas específicas de ciências da natureza, um diálogo possível? Discussões sobre questões étnico-raciais, diversidades em sexualidade e gênero, preconceitos por origem geográfica, relação entre saberes populares e saberes científicos, diferenças geracionais, entre outras. Apropriação do conhecimento pedagógico de Shulman por autores brasileiros. Conceitos de cultura, diversidade etnocentrismo, valores civilizatórios afro-brasileiros, leis de ações afirmativas, Multiculturalismo e Interculturalidade. O Ensino de Ciências na Educação do campo. Conhecendo o preconceito a partir de oficinas pedagógicas; construção de valores em Direitos Humanos; Pedagogização de conteúdos específicos de Ciências a partir da Educação em Direitos Humanos.

OBJETIVO(S):

Proporcionar aos estudantes de Licenciatura a oportunidade do desenvolvimento de uma leitura crítica de mundo sobre a temática de Direitos Humanos e desenvolver ferramentas básicas para a abordagem de temas referentes aos Direitos Humanos nas aulas de Ciências da Natureza na Educação Básica.


BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, M (Org.). A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. 191 p.

ANDRADE, m (Org.) Diferenças Silenciadas Rio de janeiro: 7 Letras, 2015, 179 p.

BRASIL, Ministério da Educação, Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, 2009

BRUMANA, Fernando. O sonho Dogon nas origens da etnologia francesa. São Paulo: EDUSP, 2011, 368 p.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In MOREIRA, Antonio Flavio e CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CANDAU, V.M.; PAULO, I.; ANDRADE, M.; LUCINDA, M.C.; SACAVINO, S.; AMORIM, V. Educação em Direitos Humanos e formação de professores(as) Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2013.

CANDAU, V.M. Interculturalizar, Descolonizar, Democratizar: uma educação outra? Rio de Janeiro: 7 letras e GECEC, 2016, 424p.

CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia Africana na Formação Brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010. 52 p.

OLIVEIRA, R.D.V.L.; QUEIROZ, G.R.P.C. Olhares sobre a (in)diferença: formar-se professor de ciências em uma perspectiva de educação em Direitos Humanos. São Paulo, Livraria da Física, 2015. 145 p

OLIVEIRA, R.D.V.L.; QUEIROZ, G.R.P.C. Tecendo diálogos sobre Direitos Humanos na Educação em Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. 423p.

RUSSO, K. e PALADINO (Org) Ciências, Tecnologias e povos indígenas no Brasil - Subsídios e debates a partir da Lei 11.645/2008. Rio de Janeiro: Garamond, 2016, 245 p.

ROCHA, H. S. C.; VIANA, B.B.A.M. Invisibilização da áfrica: apagamento da história e da cultura do negro na educação formal brasileira. Revista da ABPN, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa; CHAUí, Marilena Direitos humanos, democracia e desenvolvimento

São Paulo: Cortez Editora, 2013 133p.

SHULMAN, L. Knowledge and Teaching Foundations of New Reform Harvard Educational Review, vol 57, no 1, 1987.

Outras referências complementares:

ANDRADE, M. A banalidade do mal e as possibilidades da educação moral: contribuições arendtianas. Revista Brasileira de Educação. V.15, n.43,2010.

CANDAU, V. M. Diferenças Culturais, Interculturalidade e Educação em Direitos Humanos. Educação e Sociedade, vol.33, p. 235-250, jan-mar, 2012.

_____. Educação em Direitos Humanos no Brasil: gênese desenvolvimento e desafios atuais. In. PAIVA, A. R. (Org.). Direitos Humanos em seus desafios contemporâneos. Rio de Janeiro, Pallas. 2012.

_____. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M.

(Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

CORTINA, A. ética Mínima. SãO PAULO, MARTINS FONTES. 2009, 299P.

GOHN, M. G. Movimentos sociais e cidadania. In. PAIVA, A. R. (Org.). Direitos Humanos em seus desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Pallas. 2012.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

http://ipeafro.org.br/

http://ipeafro.org.br/linha-do-tempo/

http://ipeafro.org.br/acervo-digital/leituras/publicacoes-do-ipeafro/suplemento-didatico/

ENCICLOPéDIA DE HISTóRIA AFRICANA HTTP://WWW.UNESCO.ORG/NEW/PT/BRASILIA/ABOUT-THIS-OFFICE/SINGLE-VIEW/NEWS/GENERAL_HISTORY_OF_AFRICA_COLLECTION_IN_PORTUGUESE-1/#.VZ3ZFUTTLHQ