UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Instrumentação para o Ensino de Ciências
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG12-14576
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

O que é Ciência. A Ciência no Ensino Fundamental. A interdisciplinaridade no ensino de Ciências. Temas transversais no Ensino de Ciências. Teorias subjacentes à execução de aulas práticas de Ciências. A relação entre os documentos oficiais e o Ensino de Ciências. A Relação entre a Matriz de Referências do ENEM o Ensino de Ciências. A Seleção de experimentos didáticos de Ciências. A diferença entre demonstração e experimentação. A Seleção de material de baixo custo para experimentos didáticos de Ciências. O uso de imagens no ensino de Ciências. O uso de vídeos como recurso didático. O ensino não-formal de Ciências. Os modelos no ensino de Ciências.

OBJETIVO(S):

Compreender o papel da ciência na sociedade e no ensino.

Estabelecer um paralelo entre o Ensino de Ciências, interdisciplinaridade e ensino não-formal de Ciências.




BIBLIOGRAFIA:

Material Do CEDERJ de Introdução às Ciências; Revistas de Divulgação Científica (Revista Brasileira de Educação em Geografia; National Geographic Brasil; Revista Galileu; Scientific American Brasil; Ciência Hoje).

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