UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO PARA CEDERJ/UERJ
DISCIPLINA: Corpo Humano I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: UFRJ01-14569
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O corpo humano visto como um sistema em equilíbrio interno e com o meio ambiente. Abordando como tema central sua constituição e manutenção através da discussão dos seguintes assuntos: Noções básicas de Embriologia; Sistema Tegumentar (pele e anexos); Sistema Nervoso (estrutura e função); Sistema Sensorial; Sistema Locomotor; Sistema respiratório; Sistema Cardiovascular; Integração sistema cardiovascular e respiratório ao exercício.

OBJETIVO(S):

Estudar o corpo humano como um sistema harmônico, em equilíbrio interno e com o meio ambiente, analisando-o de forma integrada, do ponto de vista estrutural, macro e microscópico (anatomia e histologia) e funcional (fisiologia e bioquímica) e enfatizando a relação estrutura-função.


BIBLIOGRAFIA:

SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia Humana: Uma abordagem integrada. 5 ed, 2010 Artm.

TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan; Princípios de Anatomia e Fisiologia. 12ª ed. Guanabara Koogan, 2010

_____________. Corpo Humano. 8ª ed. Artmed: 2012.

HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro nosso de cada dia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vieira et Lent - Casa editorial.

LENT, Roberto; Sobre neurônios cérebro e pessoas. 1ª ed. 2011. Artmed

MOORE, K L, PERSAOUD, T. V. N, TORCHIA, M. Embriologia básica. 8ª ed. Elsevier: 2013.