UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-14562
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Aspectos históricos da EJA. O contexto atual e as características das relações entre trabalho e educação no mundo atual: um novo contexto: a nova importância da EJA; novas tarefas da EJA na América Latina e no Brasil; análise quantitativa: os números da EJA no Brasil; a questão do analfabetismo no Brasil. Propostas e projetos no Brasil: políticas federais, estaduais e municipais; a atuação das ONGs e dos empresários. Perspectivas e alternativas.

OBJETIVO(S):

Apresentar aos alunos aspectos conceituais e histórico-legais da Educação de Jovens e Adultos e as questões que envolvem as especificidades, as formas de aprender, as propostas curriculares e as políticas públicas voltadas a esse segmento populacional, visando formação docente, crítica e comprometida com a educação dos menos favorecidos socialmente.


BIBLIOGRAFIA:

BRANDãO, C . R . O Método Paulo Freire. S. P.: Brasilense, 1981.

CARVALHO, J. C. A Educação Brasileira na Década de 90: Evolução e Estrangulamentos. IBGE, 1997. CARVALHO, J. C., KAPPEL, M. E ALVES, M. I. C. Evolução das Condições Educacionais. IBGE: Indicadores Sociais, Uma análise da década de 1980. RIO: IBGE, 1994.

CARVALHO, J. C. E KAPPEL, M. D. A Educação Fundamental: O censo domiciliar de 1966 como parâmetro para o Plano Nacional de Educação 1998-2007. IBGR, 1999.

RIBEIRO, V. M. Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental Brasília: MEC, 1997.

FERREIRO, E. Los adultos no alfabetizados y sus conceptualizaciones del sistema de escritura. Instituto Pedagógico Nacional: México, 1983.

RIBEIRO, V. M. ET AL. Metodologia da alfabetização: pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. S. P.: Papirus/CEDI, 1992.

PAIVA, V. Anos 90: as novas tarefas da educação dos adultos na América Latina. Cadernos de Pesquisa. S. P. Nº 80,P 29-38, maio, 1994.