UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO PARA CEDERJ/UERJ
DISCIPLINA: Elementos de Matemática e Estatística
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: UFF01-14551
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Princípio da multiplicação, permutações, arranjos e combinações; Probabilidades de eventos e operações de eventos; Probabilidade condicional; Teorema de Bayes; Distribuição de probabilidades de variáveis aleatórias - binomial e normal; Distribuição de frequências; Estimação; Teste de hipóteses; Funções afim e gráficos de funções; Correlação e regressão.

OBJETIVO(S):

Introduzir conhecimentos matemáticos indispensáveis para interpretação de gráficos de funções mais comumente utilizados para expressão de dados biológicos e uma análise simples de resultados experimentais. Instrumentalizar o conhecimento mínimo de estatística descritiva e teste de hipóteses por métodos rotineiramente utilizados.


BIBLIOGRAFIA:

MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística Básica, 9ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

ARANGO, H. G.; Bioestatística - Teórica e Computacional com banco de dados reais em disco, 3ª edição, Editora Guanabara Koogan, 2017.

MORGADO, A. C. O.; CARVALHO, J. B. P.; CARVALHO, P. C. P; FERNANDEZ, P. Análise combinatória e probabilidade: com as soluções dos exercícios. 8ª. ed.Rio de Janeiro: SBM, 2006. 343 p. (Coleção do Professor de Matemática)

LIMA, E. L., Meu professor de Matemática, Coleção Fundamentos da Matemática Elementar, SBM, 1987; MEDEIROS, V. Z., Pré-Cálculo, Editora Thomson, 2ª. edição, 2009.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MEYER, P. L. Probabilidade: aplicações à estatística. 2ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1983. 426 p.

PAGANO, M; GAUVREAU, K., Princípios de Bioestatística, Cengage Learning, 2004