UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO PARA CEDERJ/UERJ
DISCIPLINA: Construção do Conhecimento Linguístico
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: UENF01-14548
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Normas gramaticais e ortográficas da Língua Portuguesa aplicadas à Construção dos Conhecimentos Linguísticos em Leitura e Produção de Textos Científicos. Multiletramento: práticas sociais de escrita e de leitura intertextual, envolvendo a leitura, a interpretação e produção escrita de textos acadêmicos. Elaboração de textos dissertativoargumentativos, respeitando à linguagem técnico-científica e os aspectos linguístico-gramaticais aplicados ao texto em seus diversos gêneros. Aplicação das normas de trabalho científico(ABNT) aos textos individuais e coletivos produzidos. Estrutura textual de um projeto/trabalho de conclusão de curso (TCC). Coesão e coerência textual.

OBJETIVO(S):

Desenvolver textos científicos de acordo com as normas linguísticas; Estimular a escrita de textos com caráter argumentativo.


BIBLIOGRAFIA:

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. 2ªed. Ampliada e atualizada pelo Novo Acordo

Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da Língua Portuguesa. 46ª ed. São Paulo: Companhia Editora

Nacional, 2005.

FIORIN, José Luís; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16ª ed., São Paulo, ática, 2003.

KOCH, Ingedore G.V. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.

MANUAL DE REDAçãO DA PRESIDêNCIA DA REPúBLICA (2002).

MARCUSCHI, Luís Antônio. Redação Científica: A prática de Fichamentos, Resumos, Resenhas. 9ª ed.São Paulo:

Atlas, 2007.