UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ELETRONICA QUANTICA
DISCIPLINA: Conceitos de Física para o Ensino de Ciências Biológicas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FIS03-14545
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Conceitos Básicos para o Estudo de Ciências: Grandezas Fundamentais; A Importância das Medições em Nossa Vida; Medida Padrão; O Sistema Internacional de Unidades - SI; Nomes e Símbolos das Unidades; Notação Científica; Múltiplos e Submúltiplos no SI; Medidas e Aproximações. Conceitos Básicos Sobre a Influência da Temperatura no Meio Ambiente: Aspectos Micro e Macroscópicos da Temperatura; Equilíbrio Térmico; Medidas de Temperatura; Escala Termométrica; Dilatação Térmica dos Corpos; Calor; O Equivalente Mecânico do Calor; Quantidade de Calor e Calor Específico; Mudança de Estado e Calor Latente; A Influência da Temperatura na Atmosfera da Terra; Primeira Lei da Termodinâmica e Teoria Cinética dos Gases. Mecânica: Medidas de Forças na Natureza; Massa e Inércia; Movimento Circular; Trabalho, Energia e Potência; Velocidade e Aceleração dos corpos. Ondas de Luz e Som: Ondas Transversais e Longitudinais; Reflexão e Refração de Ondas; Difração: Som, Luz, Rádio e TV; Ondas de Luz; Ondas Sonoras. Conceitos Básicos de Eletricidade e Magnetismo: Eletricidade Estática; Estrutura Atômica da Matéria; Modelos Atômicos; Condutores e Isolantes; Processos de Eletrização; Campo Elétrico e Linhas de Campo; Capacitores e suas propriedades; Energia Armazenada no Capacitor; Corrente Elétrica; Força Eletromotriz (f.e.m) e Diferença de Potencial (d.d.p); Resistência e Lei de Ohm; Introdução ao Magnetismo; ímã Natural e suas Propriedades; Indução Magnética e Materiais Magnéticos; Efeitos Magnéticos de uma Corrente Elétrica. Energia Nuclear e Suas Aplicações: Formas de Energia; Matéria e Energia; Estrutura do Núcleo e Energia Nuclear; Os Isótopos; Liberação da Energia Nuclear; Fissão Nuclear; Reação em Cadeia; Radioatividade; Radiação; Aplicação da Energia Nuclear e das Radiações.

OBJETIVO(S):

Organizar/planejar unidades de ensino-aprendizagem de física para aulas de ciências em nível fundamental e médio, adequando pedagogicamente os conteúdos de física básica de modo a articular o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas, eliminando a dicotomia teoria-prática no ensino de ciências.


BIBLIOGRAFIA:

Caderno Brasileiro de Ensino de Física - UFSC

Ciência em Tela - Nutes/UFRJ

Ciência et Educação - Unesp/Bauru

Enseñanza de Las Ciencias - Universitat Autònoma de Barcelona

Física Na Escola - SBF

Revista Ensaio - UFMG

Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências - Abrapec

Física para Ciências Biológicas e Biomédicas - Harbra

Investigações em Ensino de Física - UFRGS, Disponível Em Http://Www.If.Ufrgs.Br/Public/Ensino/Revista.Htm

Modellus, Disponível em Http://Phoenix.Sce.Fct.Unl.Pt/Modellus/