UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGI
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Humanização do Atendimento em Saúde no Sistema Único de Saúde
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14325
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

EMENTA:

O ser humano

Dimensão biológica

Dimensão ética

Dimensão sociológica

Políticas públicas de saúde no Brasil

Implantação das políticas públicas de saúde no Brasil

Reforma sanitária

Modelos assistenciais

Política nacional de humanização

11ª conferência nacional de saúde

Humanização da atenção e gestão

A humanização no pacto pela saúde

A natureza do cuidar

Comunicação verbal e não verbal

Humanização na assistência à saúde

Comportamentos e atitudes humanizadoras e humanizantes: solidariedade, paciência, tolerância, disponibilidade, compreensão, apoio, cumplicidade, generosidade.

Relação profissional-paciente: amizade, cumplicidade e confiança

Humanização em enfermagem

O processo de cuidar em enfermagem

Processo do trabalho em saúde

Relações interpessoais

Competência/ habilidade profissional

Trabalho em equipe



OBJETIVO(S):

Compreender o ser humano nas dimensões biológica, ética e social. Conhecer como se deu a construção das políticas públicas de saúde do Brasil, a política nacional de humanização à saúde. Compreender a natureza do cuidar, o processo de cuidar em saúde, a comunicação verbal e não-verbal para a humanização na assistência à saúde e o processo do trabalho em saúde.


BIBLIOGRAFIA:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Núcleo técnico da política nacional de humanização. Humanizasus: documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da Saúde, secretaria de atenção à saúde, núcleo técnico da política nacional de humanização. 4. ed. - Brasília: editora do ministério da saúde, 2008.

DESLANDES, S. F. (Org.). Humanização dos cuidados em saúde: conceitos, dilemas e práticas - col. criança mulher e saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.

PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (Org). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ, IMS/ABRASCO, 2006.

PINHEIRO, R.; CECCIM, R.B; MATTOS, R. A. (Org). Ensino-trabalho-cidadania: as novas marcas ao ensinar integralidade no SUS. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ, IMS/ABRASCO, 2006.

CAMPOS, G. W. S. Saúde Paidéia. São Paulo: HUCITEC, 2007.

DOWBOR, F. F. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: CORTEZ, 2007.

KüBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer: o que os doentes terminais têm para ensinar aos médicos, enfermeiras, religiosos e a seus próprios parentes. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2008.

MERHY, E. E. O trabalho em saúde: olhando e experienciando o sus no cotidiano. São Paulo: HUCITEC, 2003.

VASCONCELOS, E. M. A espiritualidade no trabalho em saúde. São Paulo. HUCITEC, 2006.