UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGI
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Sociedade de Informacionismo, Tecnologia e Formação Humana
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFHT01-14311
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório2 4 60
TOTAL 4 6 90

EMENTA:

As tecnologias digitais de informação e comunicação e sua relação com a mudança no modelo de sociedade; sociedade do informacionismo, conceito e implicações; impacto sobre os aspectos que envolvem a linguagem, a comunicação mediada pela tecnologia; aprendizagem e espaços de formação; processos educacionais e formação humana.

OBJETIVO(S):

As tecnologias digitais de informação e comunicação e sua relação com a mudança no modelo de sociedade; sociedade do informacionismo, conceito e implicações; impacto sobre os aspectos que envolvem a linguagem, a comunicação mediada pela tecnologia; aprendizagem e espaços de formação; processos educacionais e formação humana.


BIBLIOGRAFIA:

ALAVA,seraphin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.

BACHELARD, G. A formação do Espirito Cientifico. RJ: Contraponto, 2006. 5ª reimpressão.

BARNETT, R. A universidade em uma era da supercomplexidade. SP: Anhembi Morumbi, 2005. BAUMAN, Z. Amor líquido. SP: Jorge Zahar, 2004.

BRASIL, MINISTéRIO DA EDUCAçAO. Secretaria de Educação a Distância. Referencias de Qualidade para a Educação Superior à Distância. Brasília: 2007.

BELLONI. M. L. Educação a distância. SP: Editores Associados, 1999.

BIAGGIO, A.M.B Psicologia do desenvolvimento. 21ª ed. Petrópolis: Vozes,2009.

CASTELLS. M. A sociedade em rede. SP: Ed Paz e Terra, 2003. 7ªed.

_________ . A galáxia da internet. SP: Jorge Zahar, 2003.

DERRIDA, Jaques. O olho da universidade. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. SP: Perspectiva, 2008. 6ª ed.

____________. Microfísica do Poder. SP: Graal Editora, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

________. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

GERMANN, C. On-line-Off-line. IN: GUERRA,R. Informação e democracia. RJ: EDUERJ, 2000.

GUTIERREZ, F. et PRIETO, D. A mediação Pedagógica; educação a distância alternativa. Campinas: Papirus, 1994.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. RJ: DPetA editora, 2003.

KANT, I. Fundamentos da metafisica dos costumes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

KESSELRING T. Jean Piaget. Petropolis: Vozes, 1993: 173-189.

JOHNSON, S. A cultura da internet. Cultura da Interface. SP: Jorge Zahar, 2001.

LéVY, P. As Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na área da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.

______. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

______. A Máquina Universo. São Paulo: Editora 34, 1995.

LITTO, F. et FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. SP: Pearson Education, 2009.

LITWIN, EDITH. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MATURANA,H. et VARELA, F. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2010.

MOORE, M. Educação a distância. SP: Cengage Learning, 2007.

MORAN, J. M. Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. Publicado em 30/062009.

www.eca.usp.br/prof/moran/avaliação , acessado em 20/10/2010 às 13:45

MORAN, J. M. Modelos educacionais na aprendizagem online. Publicado em Nov,2007

www.eca.usp.br/prof/moran/modelos , acessado em 21/10/2010, às 13:45.

MORIN, E. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

NóVOA, A. Profissão professor. Lisboa: Porto, 2003.

PALOFF, R. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto alegre: Artmed, 2002.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RAMAL, A. Educaçao à distância: entre mitos e desafios. In: ALVES etNOVA (orgs). Educação à distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade.RJ: Futura, 2003.

SANTOS, Boaventura S. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortes, 2009.

SAVINI, D. Escola e democracia. SP: Autores Associados, 1997.

SCHAFF, A. A sociedade Informática. Brasilia: Ed. Brasiliense, 1996.

SILVIO, J. LA virtualización de La universidad. Caracas: IESALC, Instituto Internacional deEducaçao Superior em América Latina y El Caribe, 2000.

TAVARES, J. Formaçao e inovação no Ensino Superior. Lisboa: Porto Editora, 2003.

_________. Ensino superior. Lisboa: Porto Editora, 2001.

TOFFLER. A. Criando uma nova civilização. SP: Ed Recod, 2003.

__________. O choque do Futuro. SP: Record,1994.