UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGI
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Fundamentos e Princípios da Educação a Distância
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFHT01-14298
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório2 4 60
TOTAL 4 6 90

EMENTA:

Introdução a Educação a Distância: histórico, características, definições, regulamentações, mídias; Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Tecnologia Digital: ambientes e metodologias de aprendizagem; Interfaces Digitais na Educação: e-learning, m-learning e u-learning; Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS): conceito, características, funções, ferramentas e plataformas; Plataforma de Estrutura Multimidiática: moodle e as redes sociais; Entorno virtual e pessoal de aprendizagem (ple - personal learning environment); Design didático do ponto de vista da forma, do tema e da aprendizagem; Design didático de Ambientes de Aprendizagem: modelos e abordagens; Ambientes Hipermidiáticos: arquitetura tecnológica; A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem.

OBJETIVO(S):

Entender as bases da relação entre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a sociedade contemporânea. Conhecer as relações das dinâmicas dos processos educacionais e o s avanços tecnológicos do processo de aprendizagem com mediação tecnológica.


BIBLIOGRAFIA:

ARETIO, L. G. La Educación a Distancia - de la teoría a la práctica. Barcelona, Espanha: Ed. Ariel Educación, 2001.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. São Paulo: Autores Associados, 2008.

BAUMAMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. São Paulo: Zahar, 2001.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

CAVALCANTI, M; NEPOMUCENO,C. O Conhecimento em rede: como implementar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.

COLL, C. S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Artes Médicas. Porto Alegre, RS:1994.

DELEUZE, G. e PARNET, C. Diálogos. São Paulo, SP: Editora Escuta, 1998.

DELORS, Jacques. Educação: Um Tesouro a Descobrir, São Paulo: Cortez Editora, 1995.

FIDALGO, Fernando; OLIVEIRA, Maria A.; FIDALGO, Nara L. (orgs). A intensificação do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas: Papirus, 2009.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

GADOTTI, Moacir. O ciberespaço da formação continuada: Educação a distancia com base na internet. São Paulo: Instituo Paulo Freire, 1999.

GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em Rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.

GUTIéRREZ, Francisco. PRIETO, Daniel. A mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 1994.

KENSKY, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

___________. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KERCHOVE, Derrick. A pele da cultura. Uma investigação sobre a nova realidade eletrônica. Lisboa: Relógio D´água, 1997.

HARGREAVES, Any. Profesorado y postmodernidad: cambian los tiempos, cambia a el professorado. Madrid: Morata, 1996.

LEMOS, Andre, Cibercultura Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre, RS: Editora Sulina. 2013.

LEMOS, A.; LèVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.

LEVY, Pierre. Educação e Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: Modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.

MAZARELLA, Sharon R. e colaboradores. Os jovens e a mídia. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding Media). Editora Cultrix. Tradução: Décio Pignatari, 1969.

MORAES, M. C. Tecendo a Rede, mas com que paradigma? Educação a Distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: NIED, p.1 - 25, 2002.

MORE, Michael. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

PETERS, Otto. A educação a distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2004.

____________. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2001.

POZO, Jose, Ignacio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PASSARELLI, Brasilina. Interfaces Digitais na Educação: alucinações consentidas. São Paulo: Escola do Futuro da USP, 2007.

PEñA, Maria. D.J. et ALLEGRETTI, Sonia. Escola Híbrida: aprendizes imersivos. Revista Cet, vol.01, nº 02, PUC-S: 2012.

RHEINGOLD, H. A Comunidade Virtual. 1ª edição. Lisboa: Gradiva, 1996.

ROSEMBERG, Marc. E-learning - Estratégia para a transmissão do conhecimento na era digital. Ed. São Paulo: Ed Makron Books, 2002.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubiqua. São Paulo: Paulus, 2013

_______________.LINGUAGENS LIQUIDAS NA ERA DA MOBILIDADE. São Paulo: Paulus, 2007.